sexta-feira, 20 de março de 2015

O significado da palavra ''Real''





Realidade, possui vários significados e relações. Porém é aquilo que existe efetivamente, que não é ficticio. Fora da mente ou dentro da mente. A ilusão e a imaginação é portanto real, embora possa ser ou não ilusória. Em senso comum, realidade significa o ajuste que fazemos entre a imagem e a idéia da coisa. Então todos os nossos pensamentos, podem ser reais, se caso seja pensado e realisado.
Mas sendo relacionado a economia, tem relação com o valor. Que foi corrigido do efeito da inflação. Já na filosofia, será o verdadeiro ser das coisas, aquilo que existe. Não será mais a ilusão ou imagiação e sim algo concreto do que realmente existiu.
Na psicologia , função do real, adaptação dos atos e do pensamento a essa realidade e ao momento presente.
Temos como exemplo o livro da autora Elizabeth Gilbert, ''Comer,rezar e amar'', onde a mesma relata momentos confusos da sua vida, situações que todos nós vivemos e que ela colocou em seu livro, escrevendo momentos reais da sua vida.
Portanto se relacionarmos a a palavra e o sentido de real com a comunicação, iremos notar que a maioria das redes sociais como por exemplo: facebook, twitter e entre outras mostram a realidade do dia-a-dia das pessoas, onde elas postam o seu pensamento atual. Onde também vimos nos meios de comunicação principalmente onde mostram algo ao vivo, relata a noticia diária, fazendo com que pessoas de todo o mundo possam estar ligadas, ficando sempre atualizadas com tudo.

terça-feira, 10 de março de 2015

Liberdade de expressão ou preconceito?



É muito comum na mídia, seja na televisão ou na internet, algumas atitudes preconceituosas serem confundidas por simples "liberdades de expressão". Mas até onde vai essa liberdade? Onde terminam os nossos direitos e começam os do próximo? Esse é um assunto que iremos discutir e aprofundar muito em breve. Mas, de antemão, deixo vocês com uma pequena introdução.

Os atos de preconceitos, sejam eles da cor, sexo, sexualidade, etc, estão ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. São pequenos casos, na maioria das vezes, porém são rapidamente fortalecidos pelo facilidade que a internet proporciona na circulação de informações. Basta um clique aqui e outro ali e, dependendo do conteúdo, em minutos ou horas uma postagem pode correr o país ou até mesmo o mundo.

É dessa facilidade de expressar um sentimento ou opinião, e da força que ela pode adquirir, que muitas pessoas confundem comentários ou conteúdos postados com liberdade de expressão. Acontece que o preconceito é uma manifestação pessoal, uma opinião formada sem nenhuma relação com qualquer verdade, seja científica, religiosa, etc. Dessa forma, a manifestação de uma "opinião" por parte de um usuário que acredita tratar-se de uma "verdade universal" ou comprovada, é naturalmente um preconceito. E sua postagem ou compartilhamento, um ato de preconceito (de racismo, ou homofobia, e por aí vai).

Ao postarmos qualquer conteúdo que seja na internet, estamos automaticamente compartilhando, e o simples ato de compartilhar rompe esses limites entre o nosso espaço e o dos outros. Damos a liberdade para interpretarem e comentarem nossas opiniões e atitudes, afinal estamos compartilhando: Queremos voz, queremos ser ouvido. Mas será que as pessoas também querem ouvir o que temos a dizer?

Bom, por enquanto ficamos por aqui, mas deixo essa postagem com uma matéria sobre um recente caso de preconceito flagrado pela televisão, que poderia ter sido notada por um pequeno grupo, mas que ganhou força nas redes sociais, graças a facilidade que a internet exerce de circulação das informações.

Até a próxima. =D

http://espn.uol.com.br/noticia/436034_aranha-e-chamado-de-macaco-por-torcida-do-gremio

Fonte: ESPN Brasil
© SITe
Maira Gall