quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conceito de Paisagem Urbana

O conceito de paisagem urbana pode ser entendido como a maneira em que prédios, ruas, edifícios, veículos automotores, sinalizações de trânsito e outros elementos se organizam dentro do perímetro urbano. Segundo o autor Gordon Cullen, paisagem urbana é um conceito que exprime a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o espaço urbano.

Vale a pena ressaltar que a vegetação também constitui o espaço urbano, já que a sua presença se torna cada vez mais essencial para a qualidade de vida daqueles que moram nas cidades. Hoje em dia a vegetação das cidades são bastante pensadas nos planejamentos urbanos.

Lucas Pessoa.

6 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De acordo com Cullen, paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado,visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano.

    Esse conceito de paisagem, elaborado nos anos 1960, exerce forte influência em arquitetos e
    urbanistas exatamente porque possibilita análises seqüenciais e dinâmicas da paisagem a partir de premissas estéticas, isto é, quando os elementos e jogos urbanos provocam impactos
    de ordem emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Juro que assim que a professora me deu o tema pensei em "asfalto, fumaça e...só", nós estamos tão acostumados a apenas passar pela paisagem sem realmente notá-la para poder defini-la melhor.Ainda temos algumas áreas de vegetação na área urbana e felizmente as pessoas estão mais consciente da importância dessas áreas, que além de ser "sustentável" dá um contraste lindo a paisagem ^^

    ResponderExcluir
  4. Aprofundar o conceito, falar de algum autor.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall