segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mídias Locativas aliadas ao conhecimento.

WWW. Essa combinação de letras anda mudando o mundo. Nada mais justo do que começar um post sobre Mídia Locativa falando da bendita internet - às vezes, mal dita. O comportamento das pessoas mais antenadas está sendo reorganizado pelos dispositívos móveis que te levam aonde você quiser, estando em qualquer lugar. É simples: você se conecta a algum aparelho eletrônico que tenha uma tecnologia compatível com internet e pronto, você está desconectado da vida real. Não existe fio que dê jeito.

Deixando um pouco de lado este conceito, as mídias locativas são responsáveis por trazer a informação dentro de de tecnologias finas e leves com sistemas móveis. Você pode estar dentro de um ônibus e assistindo a um comercial no Youtube pelo celular; ou então, você está no meio de uma festa e pega o seu iPhone, liga o 3G e vai no Google atrás de saber como se diz "qual é o seu nome?" em francês. Você vai atrás da informação. Chega de esperar o dia nascer para ler que localizaram o Osama bin Laden; veja no seu Twitter em tempo real.

André Lemos sintetiza: "Um conjunto de processos e tecnologias que se caracteriza por emissão de
informação digital a partir de lugares/ objetos. Esta informação é processada por artefatos sem fio, como GPS,
telefones celulares, paints e laptops em redes Wi-Fi ou Wi-Max, Bluetooth, ou etiquetas de identificação por meio de radio freqüência (RFID (3)). Dessa forma, os lugares e objetos passam a dialogar com dispositivos informacionais, enviando, coletando e processando dados a partir de uma relação estreita entre informação digital, localização e artefatos digitais móveis. "

Para Lemos, são esses os tipos de Mídias Locativas: Realidade aumentada móvel, Mapeamento/monitoramento, Geotags, Anotações urbanas, Games wireless, Redes sociais móveis.

Já para Santaella, as mídias locativas estão mais ligadas aos "fluxos da vida urbana". Ou seja, é no cotidiano, na correria do dia-a-dia que as pessoas estão usufruindo mais delas. O que podemos concluir é: o impacto causado por essas mídias dependem apenas da sua atenção? Não. Elas já estão invadindo nossos hábitos sem que percebamos e isso é ótimo. Informação aliada à praticidade nunca é demais.

Vídeo demonstrando os benefícios da tecnologia 3G http://www.youtube.com/watch?v=2TKO6e59I3I


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