quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O mundo e as novas tecnologias


As novas tenologias surgiram para revolucionar a maneira de comunicação entre as pessoas, e hoje em dia elas estão mais fortes do que nunca. TVs, câmeras, celulares e tablets, tudo da forma mais interativa possível, pode ser encontrado mais fácil hoje em dia, assim como os meios de se comunicar, como por videoconferência, blogs, sites e redes sociais, principalmente, têm estreitado os laços entre as pessoas. Mas será que essas tecnologias tem aproximado, ou afastado as pessoas?

É difícil definir o que seria aproximar e afastar para algumas pessoas. Algumas consideram ter mil amigos no facebook como uma aproximação e aumento no ciclo de amizades, quando na verdade seus amigos de verdade não são nem dez dos que estão ali. Interagir com esses amigos virtuais tem sido cada vez mais fácil, principalmente com a invenção da tecnologia de realidade aumentada. Atualmente, essa realidade vem sendo usada no aparelho chamado de Kinect, que funciona no videogame Xbox 360. O Kinect é um aparelho que utiliza sensores para que a pessoa que joga não precise utilizar controles e joysticks, e sim, o próprio corpo para gerar movimento nos jogos.

O Kinect ainda não teve tanto reconhecimento no país, e ainda custa mais do que muita gente pode pagar, e também, ainda passa por teste no nosso país, pois comandos de voz ainda não estão sendo identificado. Em outros países, o aparelho está sendo usado também para outros fins, como por exemplo para facilitar e agilizar a escolha de peças de roupas na loja britânica TopShop, como no vídeo abaixo.



Mas como nem tudo é perfeito, principalmente em se tratar de tecnologia, uma semana após o seu lançamento, o Kinect recebeu uma ameaça de hackers que modificaram seus sistemas e códigos, e ameaçaram distribuir para outros hackers, o que destruiria o sistema criado para o programa, e os transformaria em uma possível ameaça. Muitos pesquisadores garantem que o aparelho será o futuro da robótica, pois irão garantir a visão de muitos robôs no futuro, o que dará mais agilidade a todo o processo de criação das tais máquinas.

"Em um futuro próximo podemos imaginar um mundo sem barreiras geográficas, sem barreiras de línguas, sem barreiras culturais. Aproximando as pessoas, fazendo com que elas tenham uma vida mais produtiva e uma vida melhor sobre o ponto de vista pessoal. Vamos ter mais tempo para se dedicar a vida pessoal também, por conta dessas novas tecnologias." (Admirável Mundo Novo)

3 comentários

  1. As barreias geográficas diminuem e a interação entre várias pessoas de diversas culturas é bem maior...é um fato que não podemos negar. Mas existe um paradoxo nisso tudo: ao mesmo tempo em que as novas tecnologias surgem e sua interação fica maior, de certa forma ela exclui e afasta as pessoas de interagir no mundo real e as que não possuem acesso as novas tecnologias são excluídas em relação ao lado social da questão.

    ResponderExcluir
  2. Saber que você pode estar conectado 24 horas sem precisar andar com o peso de um notebook ou ter que ficar em casa no velho pc é muito bom. Basta ter um celular com acesso a internet e pronto, estamos conectados com o mundo inteiro.
    Agora vou confessar, acho muito chato sair com meus amigos e ao invés de conversarmos, eles ficam plugados a internet. Acho a interação homem x internet tudo de bom, mas a interação homem x homem é muito mais.

    ResponderExcluir
  3. Há um temor sobre o que as novas tecnologias podem proporcionar na vida das pessoas. Engraçado que o temor maior é justamente viver sem elas.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall