segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A ilusão de realidade


“Isso é a vida real ou isso é apenas fantasia?” questionava Freddie Mercury no início de Bohemian Rhapsody; Lacan provavelmente o responderia: “O real não existe”.

Então, o que é o real? Se seguirmos a linha lacaniana, temos que o tudo o que uma pessoa vê e tudo com o que ela se relaciona é uma impressão simbólica na sua relação com o objeto.

Complicado? Darei um exemplo: Quando você olha um computador, o que você observa é o objeto, que te dá infinitas possibilidades, é uma ferramenta de trabalho e peça-chave na vida de todos. Entretanto, você não enxerga as infinitas peças, placas e fusíveis que compõem aquele objeto. Olha-se para o computador e o enxerga como tal, de acordo com a sua função.

A sua realidade parece irreal? E o irreal é parte constante na sua realidade? Isso te causa conflitos?

A vida em sociedade de modo geral é nada mais que uma grande ilusão construída por nós mesmos para como resultado dessa abstração, nos relacionarmos.

O que é real para um pode não passar de ilusão para outro, quando o primeiro está inserido em sua própria realidade (que não é a do segundo). Os conflitos supracitados, nada mais são que os desencontros de perspectivas causadas por estas diferenças do olhar: tanto de um quanto de outro, em relação ao mesmo objeto.

O conceito de realidade é relativo. Quando se deseja analisar uma situação da forma mais ‘imparcial’ possível, é necessário analisar os diversos ângulos da mesma história e suas diversas realidades.

A vida torna-se então uma grande ilusão compartilhada por todos.

"A imaginação humana é imensamente mais pobre que a realidade"

Cesare Pavese

3 comentários

  1. Não concordo com o Cesare Pavese. Para mim, a imaginação humana é imensamente mais rica do que a realidade. A realidade é algo relativo para cada um. Posso viver baseado na minha imaginação e mesmo assim achar que estou vivendo o meu real. É aí que eu acho que a imaginação é a responsável pelo real, pois através dela podemos realizar. Sem ela, impossível.

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem foi intrigante e pode gerar vários debates. 3,0

    ResponderExcluir
  3. Muito bom rafael, mas o dilema continua!

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall