quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mundo Virtual

Virtual. Segundo o francês Pierry Lévy, a palavra vem do latim medieval virualis, uma derivação de virtus, que significa força, potência. Virtual não é palpável, apenas existe e está relacionado à tudo que esteja na Internet. É um meio onde as pessoas podem estar e conseguir informação dos mais variados assuntos sem precisar sair do lugar.
Além disso, virtual é um termo bastante utilizado para desginar relacionamentos. É comum ouvirmos falar de namoros virtuais, amizades virtuais, aulas virtuais onde o contato entre pessoas reais, nem sempre acontece. Esse tipo de relação cresceu com a criação das redes sociais, blogs, pois a maioria das pessoas, principalmente os jovens, estão sempre conectados à rede e criando outro mundo e outra imagem. É o espaço onde é permitido criar, sonhar, compartilhar informações, arquivos e várias outras coisas.
O mundo virtual veio para facilitar a vida das pessoas, seja simplesmente para achar um amigo de infâcia no facebook ou para grandes pesquisas acadêmicas. Serve para contrubuir na formação de conhecimento dos indivíduos, se utilizada de maneira sensata. Os jornais, as revistas remonadas do mundo inteiro já garantem seu espaço no mundo virtual, contribuindo para a facilidade ao acesso de informações. Ao mesmo tempo que facilita a vida das pessoas, pode acabar com ela, pois a Internet também funciona como válvula de escape na vida dos "excluídos" da vida real formando, às vezes, grupos que se revoltam contra o restante da socidade.
É necessário saber lidar com esse meio tão complexo e abrangente. Algumas escolas já compreenderam a importâcia do mundo virtual e já ensinam aos futuros cidadãos como alcançar o mundo da maneira correta.
E você, está sempre online?





2 comentários

  1. O virtual veio pra facilitar a vida, mas nem sempre cumpre o seu papel. Eu não acho que relações virtuais sejam a mesma coisa que as "reais", nem que ler um jornal virtual seja a mesma experiência que ler um tradicional.

    ResponderExcluir
  2. Há quem se sinta melhor no espaço virtual do que no real. No virtual posso ser tudo o que eu quiser. Isso é muito atraente, não?

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall