segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nos últimos cinco anos , houve a ascensao dos dispositivos digitais e virtuais de leitura, os “ tablets”, no cotidiano das pessoas e dos jovens, que na maioria são bastante interessados em novas tecnologias. Esse avanço virtual proporciona rápido e fácil acesso a vários textos e livros, ocorrendo, desta maneira, um dinamismo informativo.

Os escritores, editores e o corpo docente das escolas tem se preocupado com o que pode acontecer ao habito de leitura, com a possibilidade do objeto livro se tornar absoleto e substituído por tecnologias virtuais. Mas os dados de pesquisas realizadas a nível internacional contrariam o que se pensou sobre tecnologias e demonstram que muito jovens ainda lêem livros mesmo com os avanços tecnológicos.

Dessa forma, fica cada vez mais perceptível que os jovens atualmente tem maior acesso a informações que outras gerações devido aos avanços tecnológicos virtuais, e que, com isso as instituições formadoras de opiniões devem valorizar todo tipo de aprendizado, pois esse ato pode possibilitar inserção social, intelectual e cultural, formando assim, jovens com maiores habilidades.

4 comentários

  1. Não vejo os dispositivos móveis como ameaça para a leitura. Há muito tempo tenho trocado os livros por e-books e não sinto prejuízo nenhum (a não ser a "pirataria" hehehe...) Comprar livros de papel é uma atividade, de certa forma, até ambientalmente incorreta. Por que não comprar um "tablet", levar alguns gigabytes de conteúdo pra onde quiser e deixar algumas árvores de pé!

    ResponderExcluir
  2. Estamos em um momento de transição, obviamente é complicado para alguns indivíduos se adaptarem às novas tecnologias, entretanto, aventuro dizer que a propaganda do colégio foi infeliz em seus dizeres e não na prerrogativa da tecnologia. Assim como a moto não substituiu a bicicleta, nem a televisão substituiu o radio, arrisco dizer que o tablet não substituirá os livros em um primeiro momento, mesmo porque o hábito de ler o livro de papel ainda é muito forte na sociedade atual, talvez em um futuro próximo, quando as tendências da sociedade mudarem, essa tecnologia possa substituir o papel, porém, não agora.

    ResponderExcluir
  3. Victor, qual é o seu verbête? Fiquei na dúvida de seria "virtual", "sociedade de informação" ou "tecnologia".

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall