terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ciberespaço

Definindo Ciberespaço.
É um espaço fora do mundo real e material. Um espaço onde para haver a comunicação não é necessário pessoa física. Espaço que favorece a comunicação por meio das novidades tecnológicas.

Onde é encontrado.
O Ciberespaço está presente na internet, principalmente. Podemos também encontrá-lo em celulares, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo.

O Universo do Ciberespaço.
O termo Ciberespaço foi criado em 1984 por William Gibson, segundo ele o ciberespaço é "o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”. É um novo espaço da comunicação. O Ciberespaço faz um paralelismo com a cibercidade, isso porque os termos usados no mundo virtual se misturam com os termos usado no mundo real, por exemplo: Quando se fala em “congestionamentos” de rede, ou se usa termos como “cidade de bits”, “cidadãos-rede” ou “homepages”, nota-se uma especial facilidade de compreensão dessas figuras de linguagem. Essa aparente proximidade de significados aponta para um possível paralelismo entre as chamadas realidade “real” e “virtual”

Você está inserido no Ciberespaço?
Todo estamos. O fato de nos comunicarmos via internet, via meios eletrônicos nos faz estar conectados com esse espaço que o espaço físico material. Basta olhar ao redor, todos estão no ciberespaço, e ai está nascendo a Cibercultura , a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual.





Um comentário

  1. Encontrei trechos de sua postagem em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall