quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O que é real?


Segundo os dicionários de língua portuguesa, o conceito de real é tudo o que tem existência verdadeira, não imaginária. Aquilo que existe efetivamente e que não é fictício; a realidade. O real pode ser considerado como um processo de sociabilidade, ou algo que se adquire com suas experiências vivenciadas e percebidas a partir dos sentidos.


Porém, podemos considerar que há uma linha tênue que separa o que é ou não real. Neste aspecto, podemos analisar o conceito de relações humanas. O que é uma amizade real? Amigos saindo juntos? Conversando num bar? Indo ao cinema juntos? A internet trouxe uma nova amizade - as relações virtuais. Com as redes sociais, podemos contar com centenas de amigos, que na verdade se conhece pouco.


E neste mundo de relações fáceis e fluidas, o que é real e o que é irreal?



No outro lado da moeda, o real está lá. Para se colocar no ar uma rede social é necessário pessoas reais, de empregados e empregadores. Para acessar a internet, é necessário ser real. Adquirir equipamentos reais e ter vida real. Pode até ser óbvio, mas as relações que vivenciamos são tão complexas e ao mesmo tempo simplificadas.


O real interfere no virtual e vice-versa. Quando se tem um perfil falso na internet, este pode interferir, ou até mesmo, prejudicar muita gente, sem ao menos "existir". Porém, a vontade de executar é real. A própria execução é real.

Por isso, não há como delimitar o espaço real do virtual. Eles estão intimamente ligados e cada vez mais presentes na nossa sociedade.

6 comentários

  1. Uma amizade real é quando se tem, pelo menos, um mesmo sonho.

    ResponderExcluir
  2. Maria,
    hoje vivemos em um mundo onde poucas coisas sao reais, e facilmente as pessoas figem que são o que sempre quiseram ser.
    Real e virtual deixaram de ser opostos dentro das redes sociais. Uma definição para real é aquela velha historia que aprendemos na escola quando tentamos diferenciar o concreto do abstrato. Então, só considero real o que posso ver, tocar e sentir.

    Abraço ;)

    ResponderExcluir
  3. Não tinha parado pra pensar no paradoxo do perfil falso. Mas e quando o computador passa a ser a pessoa? Por exemplo, em jogos de pc como paciência e xadrez, o parceiro é virtual. Onde está o real disso?

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Depois de algumas aulas, acabei achando que o virtual também é real. Mas é outra realidade. Como se fosse uma dimensão paralela. ¬¬ Viagem!?

    ResponderExcluir
  5. É... acho que o que é ou não real cabe somente a nós mesmos dizer. Depende do ponto de vista. Uma pessoa que tem alucinações, por exemplo, para nós "normais" o que ela vê não é real, já para ela... O mesmo ocorre com o virtual, para alguns pode ser a representação do real, ou não.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall