quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fotografia Digital


Até poucos anos atrás, a forma mais comum de fotografar era através de películas, papel ou filme, com substâncias químicas.

A fotografia existe a mais de 170 anos, e somente no início do século XXI a fotografia digital tornou-se popular. Mas o início do seu desenvolvimento foi durante a Segunda Guerra Mundial, junto com o impulso dos computadores e a expansão das comunicações digitalizadas.

Ainda na década de 60, foi criado o primeiro sensor para captação de imagem em formato digital, e as primeiras imagens produzidas sem o uso de películas foram registradas. Na década de 70, o sensor como nós conhecemos hoje já começou a ser comercializado, e as primeiras câmeras foram comercializadas, sendo a Kodak a primeira. Mas somente no início na década de 80, as vendas tiveram um impulso, com a entrada da Sony no mercado de câmeras digitais, lançando o primeiro modelo Mavica, mas ainda com pouca qualidade da imagem e com preços muito altos(US$12.000). Já no final da década, a própria Sony lançou modelos bem mais acessíveis, com preços aproximados aos encontrados hoje.

Em 1984, durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles, houve um acontecimento que impulsionou a fotografia digital e a utilização de imagens feitas em locais muito distantes. A Canon utilizou um protótipo de câmera digital, para enviar, imagens feitas em Los Angeles, para o Japão.

Mas o início da popularização da fotografia digital aconteceu na década de 90, com o lançamento de vários modelos por diversas marcas no exterior, com a melhoria nas tecnologias, aumento da qualidade de imagens e redução de preços, a fotografia digital ganhou espaço e praticamente causou a extinção da fotografia analógica, fazendo com que muitas empresas tradicionais do ramo fotográfico decretassem falência por não conseguirem evoluir com a fotografia digital.

Um comentário

© SITe
Maira Gall