quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CIBERESPAÇO?



"É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia."
(Fonte: http://pt.wikipe
dia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o)

O espaço virtual existente no mundo da comunicação podemos chamar de ciberespaço, não sendo necessária uma presença física. O meio mais popular é a internet. Mas podemos usar outros métodos como: celular, pagers, rádio, televisão e etc.

CIBERESPAÇO = INTERNET ?

Muitos utilizam a internet como sinônimo para o ciberespaço. Isso se deve ao fato que é na "rede" que mais se manifesta o ciberespaço. As fronteiras são quebradas e o fluxo de informações é constante.

Mas o ciberespaço independe da internet para existir. O entrelaçamento dos meios de comunicação, tando digitais e analógicos, em uma escala global, como celulares, rádio, televisão possuem seus terminais de informação e comunicação formadores do ciberespaço.

CURIOSIDADE:
VOCÊ SABE O QUE É O : "CIBERESPAÇO E A (CIBER)CIDADE"?

Existem inúmeras metáforas que explicam a experiência virtual, mas o mais favorável é em relação a cidade. Quem nunca ouviu falar em "congestionamento de redes" ou em "homepages"? Essas figuras de linguagem e sua proximidade de significados aponta para o "duelo" entre: "REAL x VIRTUAL".

A relação entre o mundo físico e o ciberespaço é bem popular no famoso jogo Second Life. Pessoas comum criam um avatar com o qual exercem tarefas do cotidiano. Essa metáfora abrange o funcionamento da web, onde casa usuário impõe seus interesses pessoais, mas ao mesmo tempo a atividade em conjunto contribui para a "vida" do ciberespaço exatamente com é na vida real. Surgindo o termo cibercidade, onde funciona a cidade virtual semelhante a real.

Além disso, os links nas páginas funcionam como transição de uma página para outra. Isso reforça que o ciberespaço é um espaço real organizado e "povoado" a seu modo.

DICA DE LEITURA:

Ciberespaço: Um Hipertexto Com Pierre Levy

Resenha: " 'Ciberespaço- Um Hipertexto com Pierre Lévy' tem uma história. A idéia do livro iniciou a partir de uma conversa na mesa de um bar numa madrugada em Porto Alegre. Especialistas de várias áreas e Pierre Lévy refletiam a respeito de sua obra e de como os conceitos se inseriam na contemporaneidade, e do potencial revolucionário das novas tecnologias em termos de construção de conhecimento de subjetividades. As questões levantadas neste livro percorrem temas como o saber, a questão
da construção de um novo ciberespaço, de autocriação, do cotidiano da sala de aula, da periferia oprimida, da produção de novos dispositivos, dentre outros assuntos. Tudo isso perpassado pelos conceitos instigantes de Lévy."

Um comentário

  1. É muita informação, numa velocidade monstra. Está cada vez mais difícil separar o real do virtual. Interessante você falar de ciberespaço como algo além da internet.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall