Pierre Lévy, parte da ideia de que o hipertexto é uma definição anterior às novas mídias, pois faz parte da própria lógica humana do pensamento. Para melhor entendimento e concepção, Pierre Lévy organizou seis critérios para a caracterização dos hipertextos.
1º Princípio da metamorfose: é o processo de constante construção e renegociação de sentidos que se dá nos hipertextos.
2º Princípio da heterogeneidade: tanto as informações organizadas em uma determinada seção de um hipertexto(imagens, sons, textos) como as conexões que se estabelecem entre as diversas partes dele(critérios lógicos, afetivos, ocasionais, etc.), têm um caráter extremamente heterogêneo.
3º Princípio da multiplicidade e de encaixe das escalas: o hipertexto se organiza de forma 'fractal', ou seja, cada nó ou conexão pode revelar uma rede de novos nós ou conexões e cada novo nó pode apresentar outro universo de conexões e assim por diante.
4º Princípio de exterioridade: a construção, definição e manutenção da internet dependem de múltiplas interações, conexões entre pessoas e equipamentos.
5º Princípio da topologia: nos hipertextos tudo funciona pro proximidade, o curso dos acontecimentos é uma questão topológica, relacionada a construção de caminhos.
6º Princípio da mobilidade dos centros: a rede tem uma estrutura com múltiplos e móveis centros, que se organizam de acordo com o fluxo da narrativa e da leitura.
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Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante a definição de hipertexto por essa interpretação...acaba sendo a mesma definição só que vista sob outra realidade.
ResponderExcluirJúlio César Alves Lopes 35AB
O autor precisa apresentar sua opinião, o que entendeu por hipertexto.
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