terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hipertexto


Vendo e etimologia da palavra, o prefixo hiper (em grego significa sobre, além), nos mostra uma superação em relação às limitações na linearidade de um texto escrito. O hipertexto é um texto em formato digital, onde existe a união de um conjunto de informações de todo tipo de mídia, seja na forma de um texto, como também vídeos, imagens e sons, tornando a consulta muito mais fácil é atrativa, já que possibilita o caminho a ser percorrido a escolha do usuário, tudo isso através de links, que tem a função de conectar esses diversos conjuntos de informações. O hipertexto mais conhecido é usado pela maioria diariamente, que é a internet. Podemos citar como outro exemplo de hipertexto uma enciclopédia, já que nela não temos uma leitura linear, dentre outras obras.


Ele tem como características que o diferem de um texto normal, como a Simultaneirda de produção e circulação da informação, é uma estrutura veloz e com espaço praticamente infinito de armazenamento de informações. Também tem como características a ausência de limites, dessa vez não limites espaciais, mas sim sobre a infinidade de significados para cada sentido. Temos também a interatividade, que nos faz achar que temos total controle sobre aquilo, além de um dinamismo e de uma fácil acessibilidade a qualquer informação.

Podemos usar o Hipertexto na educação, pois ele pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, pois a aprendizagem acontece por descoberta, já que ao tentar localizar uma informação, os usuários participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Assim como também pode ser usado no desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação para estudantes que não podem comparecer fisicamente ao local onde o conhecimento está sendo passado.

Nem somente de pontos positivos o Hipertexto é feito, algumas características que são apontadas como vantagens as vezes também se tornam um problema, como essa toda não linearidade da informação exigir atenção redobrada para que o foco do usuário não acabe indo para outros lugares.

Por Júlio César Alves Lopes

3 comentários

  1. Legal tua definição! Lembrei de uma reportagem que saiu na capa da Revista da Cultura deste mês, sobre livros que usam recursos de hipertexto. Olha o link aqui:

    http://www.revistadacultura.com.br:8090/revista/rc43/index2.asp?page=capa

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quem é o dono da postagem. Comentando: o hipertexto está além da intenert. De forma simples, é tudo que nos leva a outros textos. Os contos de Clarice Lispector, por exemplo, são cheios de hipertextos.

    ResponderExcluir
  3. No texto eu comento que o hipertexto mais conhecido é a internet, não o único, mas chegando em casa colocarei mais exemplos para não dar vazão a essa interpretação =)

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall