quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Desterritorialização




Não tenho patrocínio da TIM, mas não deixo de concordar o mundo está mesmo mudado, as fronteiras estão se abrindo mesmo. Com a globalização, o mundo está cada vez menor, as notícias são em tempo real. A desterritorialização surge neste âmbito, onde os lugares estão em constante trânsito e o sentimento de “não pertenço a este lugar” aparece com mais freqüência. No entanto, você nunca se identificou e conheceu tantos lugares/pessoas quanto agora, mesmo que não tenha saído de casa.

“... à medida em que os horizontes temporais se encurtam até ao ponto em que o presente e tudo que existe, temos que aprender a lidar com um sentimento avassalador de compressão de nossos mundos espaciais e temporais.” (David Harvey, 1989, p. 240).

A desterritorialização é o impacto da globalização sobre nossa compreensão de tempo e espaço, que muda nosso olhar a respeito do agora.


3 comentários

  1. Muito boa a relação com vídeo.
    Contraditório saber que o mundo está cada vez menor, já que agora as fronteiras são rompidas, e ao mesmo tempo está maior, já que se desenvolve rapidamente. O novo agora tem mais valor e não se tem mais um chão fixo, é realmente sem fronteiras,eu estou e não estou ao mesmo tempo. E o tempo está cada vez mais veloz.

    ResponderExcluir
  2. Pegando como gancho o comentário anterior, esse rompimento de barreiras gerado pela globalização me obriga a fazer alguns questionamentos. Será que essa sensação de "não pertencimento", de não termos uma identidade forte, um local que nos faça saber quem somos, não acaba nos "diminuindo?!?" Já somos tão pouco na frente de tantos.... e, agora, com esse processo de rompimento de peculiaridades(não sei se é essa a palavra), fica mais difícil,para mim, entender aonde vamos parar. Vivemos conectados a todos os lados do mundo, estamos cheios de "amigos" nas redes sociais. Alguns deles,talvez, nunca tivemos a oportunidade de sequer vermos pessoalmente. Concordo com o trecho de um livro que li recentemente, porém, não recordo o nome: "as relações humanas deixaram de ser EU-TU e transformaram-se em EU-ISTO.

    ResponderExcluir
  3. Sua postagemestá bem escrita e gerou boas reflexões. Seria interessante participar deste debate, comentar os comentários...

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall