quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cibercultura


Lévy Pierre publicou um livro que explica que cibercultura “Não é a cultura dos fanáticos da Internet, é uma transformação profunda da noção mesma de cultura”. Mas o que significa mesmo esse conceito?

A cibercultura é a relação entre as tecnologias de informação, comunicação e cultura com a sociabilidade. O principio que dá a direção a esse conceito é a de re-mixagem, que é quando se combina e modifica as informações por meio de ferramentas presentes no ambiente virtual.

Na cibercultura, novos critério de criação, criatividade e obra surgem, consolidando essa cultura remix, na qual existe a possibilidade de apropriação, desvios e criação livre. Essas possibilidades podem começam com a música, por exemplo, com os DJ’s de música eletrônica. Tudo isso com a colaboração da dinamicidade da sociedade moderna.

Hoje também se pode reproduzir, criar e reciclar conteúdos. Essa capacidade que todos nós temos, é reflexo da cibercultura. E a expansão dessa relação entre tecnologia com sociabilidade potencializa o nosso poder de compartilhar, de se apropriar e de modificar conteúdos virtuais.

Um comentário

© SITe
Maira Gall