quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma Cyber-Transformação


A cidade ciborgue é a cidade da cyber cultura, preenchida e complementada por novas redes telemáticas (internet fixa, wireless. celular, satélites...) que se somam às redes de transporte, energia, saneamento, iluminação e comunicação. Um híbrido composto por redes sociais, infra-estruturas físicas, redes imaginárias, constituindo um organismo complexo, cuja dinâmica está associada à novas tecnologias da ciber cultura.

Os espaços de lugar, como ruas, monumentos e praças e passam a ser interfaceados pelo espaço de fluxo através de diversos dispositivos de conexão às informações digitais.

Na cidade ciborgue o espaço cibernético e o espaço real juntam-se ao espaço físico e ao tempo cronológico. Não se trata de uma substituição de uma cidade de aço e concreto, mas de uma reconfiguração profunda. A cidade de concreto e aço não desaparecerá, muito pelo contrário. Podemos ver um certa interrelação aguda entre os espaços eletrônicos e espaços físicos. Estamos assistindo mutações importantes no que vem a ser espaço urbano.

2 comentários

  1. é possível ver essa mudanças ate em cidades do interior, onde sitos e fazendas já estão completamente tecnologias.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto está muito parecido com o do André Lemos. É preciso fazer uma reflexão pessoal.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall