quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Analógico – Para entendermos o hoje temos que resgatar o ontem.




Analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro de ponteiros, um termômetro de mercúrio, uma balança de molas, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é interessante buscarmos suas origens.

Um fato curioso

O relógio de sol foi inventando pelos Gnômons por volta de 600 a.c . Em 1344 Ricardo de Walinfard aperfeiçoou esse mecanismo e criou o relógio analógico. (1º fato de equipamento analógico registrado)
Podemos tomar como exemplo o relógio como um típico dispositivo analógico onde os ponteiros movem-se continuamente em torno do seu eixo. Trata-se de um equipamento com mecanismos, que através de uma válvula de metal, encosta em certas engrenagens que misturadas ao óleo produzem um efeito de movimento e um ruído “tic tac".
Em meados do século XX surge a chamada estrutura digital...(em Jonatan?) onde esses sinais são lentamente substituído.

2 comentários

  1. você também pode citar os mais diversos equipamentos atuais que tem a fusão de eletrônico com analógico, por exemplo o elevador.

    ResponderExcluir
  2. É interessante colocar entre aspas as citações como a que podemos ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_anal%C3%B3gico

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall