quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Analógico? Lógico que sim!


Vivemos em uma sociedade marcada pelo imediatismo. Podemos fazer compras virtualmente, receber informações em tempo real e até se relacionar com pessoas pelas diversas redes sociais da internet. Mas, será que foi sempre assim?

Antes dessa Revolução Digital, o que predominava era o Analógico. O termo Analógico é derivado de Analogia. Analogia, por sua vez, é a relação de semelhança/comparação entre coisas reais. Um exemplo é o relógio analógico que com seus ponteiros faz uma analogia à posição do sol.

Além dos relógios, das tvs, e das câmeras , o Analógico também faz parte do mundo da comunicação. A linguagem publicitária e a linguagem poética são exemplos de mensagens analógicas.

O acesso a tecnologia influencia e muda as pessoas. Transformam-se os conceitos e os paradigmas. Porém, precisamos ressaltar que independente do Digital e a sua abstração ou do Analógico e os seus objetos palpáveis, os dois adquiriram importância não só para a comunicação como para as nossas vidas.

3 comentários

  1. Mas você sabia que existe um mercado, considerado de luxo, onde os produtos analógicos são valorizados? Eu, por exemplo, sou fã desses "anciões" e acho que em alguns casos, como a câmera fotógrafica, são melhores que os digitais.

    ResponderExcluir
  2. Sim Sim Priscila. Na verdade, ainda existem pessoas que colecionam e são apaixonadas por objetos antigos e considerados, por alguns, até "brega". Eu concordo com você e também sou adepta a fotografia analógica.

    ResponderExcluir
  3. Carol, este verbete parece muito contigo. Seu texto está claro e objetivo.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall