segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Qual o significado do termo "virtual"?


De modo simples, "virtual" pode ser definido como "algo que não é físico, apenas conceitual" ou "algo que não é concreto, pois virtual é tudo aquilo que não é palpável".

Com o advento das comunicações computadorizadas em rede, os termos "virtual" ou "virtualidade", se tornaram comuns. De forma popular, denomina-se "virtual" tudo aquilo que se relaciona com as comunicações via Internet. Em casos como "amigo virtual" ou "universidade virtual", adjetivos como "à distância" se encaixam melhor.

O autor francês Pierre Lévy, um dos mais conhecidos estudiosos do tema, define "virtual" como: "o virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual. Contrariamente ao possível, estático e já constituído, o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a actualização." Lévy afirma ainda que "o virtual tende a atualizar-se, sem ter passado, no entanto, à concretização efetiva ou formal", ou seja, o "virtual" não existe na forma física.

Não existe, a rigor, diferença entre uma interação ao vivo e uma interação por computador, a não ser na forma de maior resolução e qualidade da mediação. Porém existe diferença no tratamento de problemas tipicamente humanos. Em uma rede social, por exemplo, é simples adicionar e excluir amigos. Já no, "ao vivo", é mais complexo realizar tal atividade.

Segue link do vídeo com a participação do autor francês Piérre Levy, no programa "Roda Viva" em 2001, onde ele fala sobre a comunidade virtual que é a Internet:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=bAVA2T6aYbA#t=39s

Um comentário

  1. O comentário que faço sobre virtual é que a postagem ficou muito interessante, pois conceitual muito bem o significado de virtual e usa o autor para fazer um diferença entre real e virtual.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall