segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atual x Virtual

Para conhecer o que é Atual, um bom começo é diferenciar o Virtual do Real:








E descobrir que quem se opõe ao Virtual é o Atual.


http://antropologiassociativa.files.wordpress.com/2010/06/deleuze_1996_o-atual-e-o-virtual_bookchapt.pdf



Pode parecer fácil antagonizar o conceito de Virtual. Um olhar simplista automaticamente leva ao Real. A ideia de que a virtualidade corresponde ao mundo do intangível, encaminha o pensamento ao oposto: a realidade é palpável.

Não se trata de uma relação errada, mas de uma visão superficial do que é virtual. Graças a pensadores como Pierre Lévy, equívocos como esse são desfeitos. Segundo ele, a partir do pensamento filosófico, Virtual remete a potência, o que pode vir a ser. Algo que ainda está para “acontecer”, o que não quer dizer que não exista. A ideia está lá, todo seu molde, sua configuração.



Lévy usa uma semente para ilustrar o conceito. Sabemos que uma semente pode “vir a ser” uma árvore. Portanto, a árvore é a virtualização da semente.




Então a árvore não seria o real? Não. A árvore é aquilo o que se tornou a semente. É a mudança, a atualização. O atual é “a solução de um problema”, é a constituição do que estava predefinido, indo além da realidade. E mais: o atual possibilita uma nova virtualidade. Digamos que a árvore (atual), pode dar frutos ou não, pode morrer logo ou viver 100 anos. Todas essas probabilidades são novas virtualizações e o que acontecerá é uma nova atualização.




Para clarificar um pouco mais os conceitos de virtual e atual, uma dica: dá um F5. Se algo mudar, você estava numa virtualidade que se tornou atual e que volta a ser virtual antes do próximo clique.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall