quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Urbanidade

O conceito de urbanidade se resume no dia a dia dos pequenos, médios e grandes centros urbanos do mundo. Na opinião de Renato Saboya, em seu texto, "O Conceito de Urbanidade", é citado alguns exemplos, como: Utilização dos espaço públicos, alta interação entre os espaços abertos e fechados, diversidade de modos de transporte e deslocamento, pessoas interagindo em grupos, traços da vida contidana etc.

A urbanidade, de uma forma geral, está presente na vida de todas as pessoas que vivem nas diversas cidades que compõem o mundo em que habitamos, ela faz de nós cidadãos civilizados.

 

                                                  Salzburg – Áustria

 
É correto afirmar que urbanidade significa civilidade, os servidores públicos têm o dever legal de tratar as pessoas com urbanidade. Caso não seja cortês ao lidar com os usuários dos serviços ou com superiores e colegas, pode ser punido com advertência, suspensão e até demissão. Porém, vale ressaltar que, em decorrência da existência do conceito de urbanidade, existe também a ruralidade e, não se pode considerar uma pessoa do meio rural sem a "civilidade" que todos merecem ter.
  


                                                          Meio rural                                           

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall