terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fotografia Digital

UM BREVE PASSEIO SOBRE A FOTOGRAFIA
Até o surgimento da foto digital muitas transformações ocorreram ao longo do tempo. Diversos pesquisadores somaram conceitos até chegar ao que conhecemos hoje como foto. um importante sábio pesquisador foi Leonardo Da Vinci (por volta de 1558) quando usava a câmera escura que foi a base da invenção da fotografia. Outro importante foi Ângelo Sala que por volta de 1604 descobriu um composto prata que ficava escuro quando exposto ao sol.
A primeira fotografia reconhecida surgiu por volta de 1825 quando Niépces produziu uma imagem a partir de uma placa de estanho coberto com um derivado de petróleo sendo exigida cerca de 8 horas de exposição à luz solar para obter o resultado final e que foi chamado de 'heliografia'.


Quem se lembra das máquinas analógicas quando a máquina digital ja se tornou popular?





Apesar da resistência de alguns fotógrafos em relação a fotografia digital, ela ja se tornou popular.


A fotografia continua a mesma, o que mudou foi o processo, que antes era químico e que agora passa a ser digital.





VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FOTOGRAFIA DIGITAL


Vantagens:
  • Praticidade:   Fotografou, transferiu ao computador, publicou. Com a fotografia analógica você tem de esperar acabar o filme, levar para processar, esperar no mínimo uma hora, escanear, enfim, uma série de procedimentos muito mais demorados e complexos. 
  • Custo operacional:  Um filme 35mm de 36 poses custava algo em torno de R$ 20,00. Já 36 fotos digitais não custam absolutamente nada. 
  • Rapidez:  Você pode ver imagens antes que elas sejam impressas e se você não gostar do que vê, as edita para obter perfeição ou as apaga.


Desvantagens

  • Haja disco!:  Uma coisa é certa: você vai ficar viciado. A facilidade é tanta e o custo operacional muito baixo. Nós clicamos, no prazo de um ano, 4.000 cenas.
  • Qualidade de impressão:  Uma câmera comum por uma digital, a impressão em jato de tinta, mesmo profissional e com o melhor papel do mundo, não consegue aproximar da fotografia tradicional. Outro porém é que se diminuir a foto ai é que piora, ja que a impressora tem um ponto de tamanho mínimo fixo. Ou seja em fotografia digital quanto maior a impressão melhor a foto, o que se traduz em mais gasto de tinta.


Fontes: http://pt.shvoong.com/humanities/1673321-hist%C3%B3ria-da-fotografia/#ixzz1oSR2f9Jm
http://www.zun.com.br/historia-da-fotografia-resumo/
http://pt.shvoong.com/humanities/1673321-hist%C3%B3ria-da-fotografia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia

7 comentários

  1. Fabiane,

    Adorei a imagem!

    Mas sugiro que você explique melhor o que é e quando surgiu a fotografia digital. Também é importante reescrever a postagem usando mais as suas palavras e diversificar as fonte. A maioria das informações que você colocou já estão no site http://www.sampaonline.com.br/especiais/fotografiadigital/fotografia_digital_parte9.htm

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que existem muitos fotógrafos tentando resgatar a "fotografia química", principalmente em cursos etc. Muitos acreditam que um fotógrafo profissional só é de fato profissional depois que conhece todos os passos de como preparar um filme, tirar fotos, revelação, resumindo, todo o processo químico.

    ResponderExcluir
  3. Também adorei a imagem! E o que o Fabrício falou é a pura verdade. Muitos fotógrafos vêm tentando resgatar a fotografia analógica e todas as suas peculiaridades!

    ResponderExcluir
  4. Cada um dos tipos de fotografia tem suas vantagens, belezas e peculiaridades. Acho importante e interessante alguns fotografos não deixarem morrer a fotografia analógica, ela tem sua beleza e identidade muito forte, por não poder alterar a imagem com programas de edição.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que é indiscutível a facilidade de usar uma máquina digital, uma máquina que a qualquer hora pode ser usada, não dependendo de um filme, acho que para profissionais, como publicitário, Repórter Fotográfico, entre outros, não há nada igual.
    Agora pessoalmente falando, sinto falta das máquinas analógicas, da sensação de esperar as fotos reveladas e ter em mãos elas, acho mais pessoal, a máquina digital na minha opinião acaba tirando um pouco desse prazer, são tantas fotos armazenadas em um computador pelo menos eu não valorizo tanto como antigamente

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall