Quando Jack Dorsey, em 2006, criou o Twitter
ele poderia até imaginar o sucesso que essa ferramenta alcançaria em setores
como a política e a publicidade. Essa rede social ajudou o presidente dos Estados
Unidos, Barack Obama, a se eleger em 2008 e as empresas de publicidade cada vez
mais o usam na divulgação de suas marcas, inclusive abrindo espaço para
opiniões dos clientes e oferecendo reações imediatas. Porém o que ele talvez
não imaginasse é que hoje a rede social Twitter chega a ser usada por 500
milhões de pessoas, dados do twopcharts – site dedicado a monitorar redes
sociais.
A visibilidade do Twitter se deve ao número
de usuários e sua colocação em relação a outras redes sociais. No Brasil, o
Twitter só perde para o Facebook e o Orkut, nessa ordem, em relação ao número de
membros. Os americanos são os que mais possuem contas no Twitter, em
seguida vêm os brasileiros com 33,3 milhões de contas e depois os japoneses,
dados da Semiocast – empresa francesa de pesquisa online. Outra vantagem do Twitter
é a instantaneidade que os meios não oficiosos possuem. Podemos citar como
exemplo a morte da cantora Whitney Houston que foi divulgada no Twitter 27
minutos antes da imprensa confirmar a notícia como verdadeira. Outro caso
bastante conhecido foi a captura e morte do Osama Bin Laden que também foi
divulgada antes pelo Twitter por um programador de computador.
Porém nem
só de elogios vive a popularidade do twitter. Devido o seu texto se limitar a
140 caracteres, muitas pessoas criticam essa rede social dizendo que a comunicação se torna
prejudicada. José Saramago, mestre da literatura, disse em crítica a essa ferramenta tão
usada, mas restrita: "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a
tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau,
vamos descendo até o grunhido.”
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que o mais interessante do twitter é que ele realmente é um reflexo daquilo que está dando o que falar no momento, seja alguém que morreu, ou uma corrida presidencial ou até o lançamento do trailer de um filme, é só ir lá nos trending topics pra saber os principais assuntos do dia, futéis ou importantes. Se não me engano a já virou praxe na CNN ficar mostranto de tempos em tempos os trending topics do twitter quando acontencem eventos de impacto mundial.
ResponderExcluir