sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Parece que a "SOPA" tá esfriando!!!!



O S.O.P.A, Stop Online Piracy Act, é um projeto de Lei de Combate à Pirataria Online que está rolando no Congresso dos Estados Unidos. Alguns acreditam ser um projeto muito radical , pois pretende fazer o bloqueio indiscriminado a sites que supostamente compartilhem conteúdo favorável a pirataria, ou seja, combater o tráfico online de propriedade protegida. Caso a proposta fosse aprovada, a punição seriam penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses.

O primeiro passo para arrancar esse NÃO ao projeto veio da enciclopédia eletrôncia Wikipédia. O site tirou do ar sua versão em inglês por 24 horas, deixando na página inicial os dizeres: "Imagine um mundo sem conhecimento". Já o Google não saiu do ar, mas inicialmente colocou uma tarja preta na homepage de seu site americano; depois, postou, abaixo da linha de busca, o link "Diga ao Congresso: Por favor, não censure a internet!".

O projeto vem causando muita polêmica. Há quem esteja a favor, há quem esteja na oposição. O fato é que devido a pressão desses protestos o projeto pode estar enfraquecendo. Isso porque proeminentes congressistas americanos estão retirarando o apoio aos projetos de lei antipirataria discutida no Senado dos Estados Unidos.

Entre os congressistas que mudaram de posição estão dois dos propositores dos projetos de lei, os senadores Marco Rubio, da Flórida, e Roy Blunt, do Missouri. Vários outros senadores e deputados também retiraram o apoio às propostas.

E você, está de qual lado??? Você acredita no possível fim da democracia online??? Acesse o link abaixo e entenda mais sobre a ditadura online:

10 comentários

  1. Mas do que se trata da SOPA? O que ela propõe? O que vai mudar?

    ResponderExcluir
  2. O SOPA, Stop Online Piracy Act, é um projeto de Lei de Combate à Pirataria Online que está rolando no Congresso dos Estados Unidos. Alguns acreditam ser um projeto muito radical , mas se aprovado ocorrerá o bloqueio indiscriminado a sites que supostamente compartilhem conteúdo favorável a pirataria. Uma das propostas encabeçadas é ter penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes eu fico imaginando (junto com milhões de pessoas) se isso não seria só mais um artifício do governo Obama para surgir próximo das eleições como o "herói" salvador da democracia e do direito de expressão na internet. De acordo com as teorias da conspiração, ele cria o problema, deixa a sociedade se envolver e dar suas opiniões e aparece com a solução. Bem, pode ser que sim, pode ser que não...

    ResponderExcluir
  4. Ai ai, fico imaginando que se não fosse os torrents, hoje ainda valeria a pena abrir uma locadora de DVD's. Que passado cruel esse de sair de casa para alugar filmes.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o título, super criativo, chama bem atenção pro assunto relevante!

    ResponderExcluir
  6. É de fato complicado combater esse tipo de pirataria sem existir uma "censura" à internet. Mas muitas pessoas no mundo inteiro se beneficiam com esse crime e acabar com ele não vai ser um trabalho fácil, mesmo com leis mais rigorosas.

    ResponderExcluir
  7. E quanto ao ACTA? Alguém já ouviu falar? Tem algumas informaçoes aqui: http://www.stopacta.info/

    Não achei nada traduzido decentemente ainda.

    ResponderExcluir
  8. Realmente é difícil escolher um lado, de um lado está a facilidade de baixar séries, músicas, filmes sem tirar um centavo do bolso. Do outro lado estão os cantores, atores perdendo grande parte da renda pela venda do seu produto, claro que de certa forma eles se beneficiam com o acesso fácil dos seus produtos.
    Mas na verdade eu acho que uma solução para o Brasil, é a reeducação sobre os direito autorais, para as pessoas aprenderem a respeitar esses profissionais, como em vários outros países isso é o normal, independente da pirataria. Acho que o governo devia investir nisso primeiro que para mim é a causa desse problema e não querer logo resolver a consequência, cortando tudo.

    ResponderExcluir
  9. Ao mesmo tempo que muitos lutam contra a disseminação de conteúdo na rede, há muito tempo já se via conteúdo sendo distribuído gratuitamente pelos próprios artistas e donos dos direitos. Não entendo porque todos não passam a fazer isso de uma vez por todas. Também não tiro a razão de quem luta pelo direito de ganhar por seu trabalho, já que, um dia, alguém achou que podia repassar um filme, uma música ou qualquer outra coisa pra outra pessoa sem perguntar se podia. Acho que, pra equilibrar isso, poderiam formular um valor simbólico ao material. Se uma música fosse vendida a um centavo um milhão de vezes, geraria mais renda que se fosse simplesmente pirateada e distribuída gratuitamente.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall