quinta-feira, 1 de março de 2012

A nova era dos jogos online

Os jogos online de hoje como FarmVille, CityVille, Car Town, Social Empire, os chamados “social games” estão cada vez se tornando uma verdadeira febre no Facebook, onde nesses jogos você consegue interagir mais com as pessoas através de envio de presentes e necessidades de ajuda para conseguir cumprir um determinado objetivo. Mas esse tipo de diversão no mundo da internet não é novidade, pois na década de 90 já existia sim os jogos online mas não os “social games”, pois eram os grandes clássicos, tipo os que tinham enredo no modo Single Player e você finalizava o jogo e também tinham a opção do modo Multiplayer, onde você jogava tanto em LAN como na Internet, no caso você tinha a sua disposição uma imensa lista de servidores para você selecionar, mas isso dependia do tipo de jogo, pois alguns tinham apenas a função de digitar o IP do servidor entre outras funções.

StarCraft (esquerda), lançado em 1998 para PC até hoje está entre os jogos mais populares no modo online. CityVille (direita), lançando em 2010 para o Facebook é um dos jogos mais jogados da rede social mais popular do mundo.

9 comentários

  1. Falando de jogo online, esse aí são muito "bacanas" para não dizer lucrativo, mas eu já joguei há um tempo e admiro a expansão do jogo World of Warcraft da Blizzard.com, hoje ele tem 10.3 milhões de usuários e uma lucratividade de U$10bilhões. Bom eim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já havíamos chegado aos 12M de usuários registrados pagantes, cada vez mais aparece mais opções e a própria Blizzard Entretainment dispersa os usuários em suas outras PIs. Starcraft é esporte nacional na Coreia do Sul, o e-Sporting rola muito internacionalmente. Estamos as vésperas do lançamento de Diaboo III que também contara com Modos de jogo cooperativo ou Competitivo.
      Age Of Empires Online consegue trazer o modelo "ville" para estratégias em tempo real como Starcraft se propõe.

      Excluir
  2. Mais que lucrativos, uma super maneira de interatividade online! Eu adoro!

    ResponderExcluir
  3. É incrivel o número de seguidores desses jogos onlines. Cada vez mais as crianças e os jovens estão usando as redes sociais para esse tipo de prática. Crianças bem pequenas que já criaram perfis nesses sites de relacionamento só para ter acesso aos jogos. Talvez não tenha só lado positivo esses jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabe aos pais monitorar a atividade dos seus pequenos. Controle Parental em sistemas operacionais servem para esse propósito também.
      Há algum tempo a Disney comprou o Portal Club Penguin que se propõe a criar um espaço seguro para as crianças poderem participar dessas interações.

      Excluir
    2. Não entendi qual o lado negativo de crianças pequenas entrarem nas redes sociais para terem acesso aos jogos, pode me explicar o porquê?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O que eu vejo além das crianças e jovens interagindo em jogos online, são os mulheres da geração baby boomers (nascidos entre 1946 e 1977), entrando no facebook praticamente só para brincar nos jogos online, conheço várias mães de amigas, tias, que fazem isso, para ser bem sincera, nos jogos que participei, as mais determinadas eram elas, como se estivessem revivendo sua infância.

    ResponderExcluir
  6. O que não deixa de ser uma transformação da esfera pública, até as crianças mal sabem escrever direito mas sabem digitar, mexer em um computador, ligar\desligar, acessar a web. Nada mais é do que sociabilização, midiatização, nova formação de opinião ganhando novos espaços.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall