sexta-feira, 30 de março de 2012

O Hipertexto está presente no dia a dia de todos. Você sabe o que é?




O Hipertexto se caracteriza por ter uma escrita/leitura não linear. Nele, é possível migrar para uma diferente parte do texto instantaneamente através de diferentes recursos. Antes do surgimento do hipertexto, as narrativas textuais eram em forma de metanarrativas, que são as narrativas lineares, e a leitura não era feita baseada em associações. No mundo contemporâneo, esse tipo de narrativa se tornou ultrapassado, pois as pessoas necessitam de uma urgência de informações, e o hipertexto se adapta a essa tendência, permitindo o acesso limitado aos outros textos de forma instantânea.

A base da internet é constituída pelo hipertexto. Através de links, gráficos, imagens, palavras em destaque, pop ups, sons... Tudo que complementa o texto atual, interferindo na linearidade dele, mas não necessariamente, tornando o conteúdo irrelevante ou confuso. É apenas uma maneira diferente de ler. A forma com que as pessoas leem sites já se tornou natural. Não se sabe o por quê acessam alguns links e outros não. É uma nova forma de leitura que acaba deixando o a narrativa linear de lado. Pode-se perceber que, com essa nova forma de leitura, cada pessoa pode ter uma interpretação diferente, dependendo da forma que interagiu.

Se, por um lado, consultar um livro impresso parece ser uma atitude mais corporal, tangível, mais acolhedora em relação ao escrito, por outro lado, o poder do meio eletrônico possibilita rapidez e uma infinidade de consultas, sem se dar conta da quantidade de informação absorvida.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall