quarta-feira, 7 de março de 2012

A Cidade Ideal.

Olá galera! Vocês imaginam uma cidade ideal? Como seria? As atuais cidades sofrem transformações diárias nos seus centros urbanos, as novas tecnologias tomam conta do nosso dia-a-dia, esses espaços passam a ser chamados de Cidade - Ciborgue a cidade da cibercultura, cidade mundial caracterizada pelas redes telemáticas como internet fixa, wireless, celular, satélites... Se pararmos pra pensar essas novas formas de se comunicar estão cada vez mais presentes na nossa vida. Você que está lendo esse post sem dúvidas deve ter conta em uma rede social seja ela FaceBook, Twitter, Orkut, Msn que permite uma comunicação simultânea com inúmeras pessoas que estão até fora do país e ainda lhe permite até compartilhar imagem.
A cidade ideal sendo ela democrática, livre, autônoma é idealizada pelos homens desde a República de Platão uma espécie de mundo controlado e robotizado pelas tecnologias. Essa cidade é permedada por espaços de fluxos de informações digitais e suas tecnologias ligadas por redes telemáticas. 

"... a cidade é um organismo vivo permeado por redes que alimentam e a mantêm em funcionamento."
                                                                                                                                       Saint Simon

Nessa cidade ideal o espaço cibernético e o tempo real juntam-se ao espaço físico e ao tempo cronológico, uma inter-relação entre espaços eletrônicos e físicos. Você já parou pra pensar que trabalhar em casa através dessas redes interligadas diminuiria problemas enfrentados pelas grandes cidades do mundo? Pois é, na Cidade-Ciborgue pretende-se vivenciar o espaço urbano sem exterminá-lo, uma espécie de "desmaterialização" da sociedade. Na nova cidade informacional as fronteiras do dia-a-dia estão desaparecendo, as telecomunicações vão substituir o espaço e os grandes centros estão sendo redesenhados nos espçaos físicos e eletrônicos.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall