#A história do Twitter
O Twitter nasceu em 2006, quando @Jack trabalhava em uma empresa chamada Odeo Inc. localizada em South Park, San Francisco. A empresa estava passando por maus momentos, sofrendo pela concorrência de grandes players da informática. Em virtude disso, a diretoria adotou a estratégia de “reinventar a empresa”. Divididos em equipes em busca das melhores ideias, o grupo de @Jack descreveu pela primeira vez um serviço que utilizava SMS (mensagens curtas por celular) para pequenos grupos, avisando-os sempre sobre “o que você está fazendo”. A ideia era tornar esse serviço tão simples que você não pensasse no que está fazendo, bastava apenas digitar algo, e enviá-lo.
A ideia do grupo de @Jack se sobressaiu e subiu ao topo como uma combinação de várias ideias. Durante meses, foi o projeto Top Secret Alpha por causa de produtos concorrentes como o Dodgeball. O nome original do produto foi “twttr” inspirado pelo Flickr e pelo fato de que a SMS americanas tinham como padronização de códigos de cinco dígitos.
Após um período de transição, onde a empresa Odeo sofria com seu valor caindo mensalmente, sendo obrigada a fazer cortes drásticos e mandar muita gente do projeto embora, Twttr.com foi lançado ao público. Ainda assim, poucas pessoas compreenderam o seu valor: para que usar SMS no Twttr? Quem iria querer saber o que você fazia? Cada programador então se tornou uma espécie de “envangelizador” para conseguir usuários para o Twttr, incentivando seus colegas e amigos a usá-lo.
@Jack ainda era apenas um engenheiro, e o serviço tinha apenas alguns meses de vida quando o domínio Twitter.com foi adquirido e o serviço relançado com o nome que conhecemos até hoje.
#Visual do Twitter
Desde o primeiro tweet, em Julho de 2006, o Twitter criou um novo conceito de rede social, transformando o Broadcast em Socialcast com mensagens de apenas 140 caracteres. Os usuários do Twitter, agora, enviam mais de 230 milhões de tweets por dia, que somam um bilhão de tweets a cada 5 dias, por comparação, levou 3 anos, 2 meses e 1 dia para chegar ao primeiro bilhão de Tweets.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo reais e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento e por aplicativos no celular. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer à cobrança pela operadora telefônica.
#Estimativas de usuários
A estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de contas ativas. Em Novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuísse entre 4 a 5 milhões de usuários. Já em Maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.
Em Fevereiro de 2009 o blog "Compete.com" elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).
Posteriormente, em 14 de Setembro de 2010, o Twitter divulgou em seu próprio site o número total de usuários registrados: 175 milhões.
#Usuários Brasileiros
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados Rio de Janeiro e São Paulo. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00.
Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à Internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs.
Sobre o uso da ferramenta por empresas, a pesquisa informa um cenário muito favorável. A maioria (51%) dos usuários consultados disse achar interessantes os perfis corporativos, desde que sejam utilizados com relevância. Aproximadamente 50% dos usuários nunca participaram de ações promocionais. Ainda assim, consideram uma experiência interessante. Cerca de 30% já participaram de alguma ação publicitária e 70% seguem ou já seguiram algum perfil corporativo.
#Conectividade com outras redes sociais
O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua conta do Facebook também e vice-versa, o Formspring.me e o Skoob, que permitem que o usuário envie mensagens pré-programadas para o Twitter através deles, e o Tumblr que dá a opção de que o usuário escolha a mensagem que será enviada para o Twitter.
Com a criação do Twitter também surgiram diversas redes sociais dependentes dele que permitiam o envio de fotos e vídeos, como o Twitpic e o Twitvid. Outros, como o TwitDraw, permitiam que o usuário começasse um desenho e seus seguidores o completassem, e o Fun140 e LOLquiz que hospedam testes cujo resultado é enviado diretamente para o Twitter. Websites como o Yfrog e Flickr também permitem o envio de mensagens para o Twitter.
Então ..
Parece que o criador do Twitter não tinha intenções de crescer muito (como no caso do criador do Facebook). O site parece ter se perdido no tempo, nunca inovou em nada e sua funcionalidade está limitada diante de sites mais rebuscados. Hoje, as pessoas apenas escrevem, esquecendo de ler os escritos dos outros. Perdeu a vez e a tendência é cair..
ResponderExcluirÉ. Eu concordo. Eu tenho twitter, mas não utilizo muito, porque o que eu faço no twitter, posso fazer MUITO mais no facebook. Perdeu a vez.
ResponderExcluirhttp://www.inovadoresespm.com.br/2010/09/a-historia-do-twitter/
ResponderExcluirhttp://www.ciadainformacao.com.br/index/2011/10/a-historia-visual-do-twitter/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter