segunda-feira, 5 de março de 2012

Celular nosso de cada dia!

Você já pensou em passar uma semana sem o seu celular ou Smartphone?


Pois é, para os dias de hoje isso é quase impossível. É difícil imaginar que há poucos anos nada disso existia.

Vários fabricantes fizeram testes e mais testes atrás da descoberta de um celular que realmente funcionasse, mas apenas em 1973, em Nova York, a Motorola criou o “Motorola Dynatac", pesava 1 kg e media 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, foi nesse celular que Martin Cooper, diretor do sistema de operações da empresa Motorola, fez a primeira ligação registrada de um telefone móvel. Essa era então a 1ª geração dos celulares. (Na foto ao lado lado Martin Cooper).
Apesar de terem descoberto o celular em 1973, somente em 1979 no Japão e na Suécia, o celular entrou em operação, nos EUA, em 1983. Como no Brasil toda tecnologia tardava a chegar, os brasileiros só tiveram esse privilégio, de ter os celulares em suas mãos, em 1990, no Rio de Janeiro e pouco depois em São Paulo.

A partir da década de 90 apareceu então a 2º geração do celular, onde os celulares ficaram mais leves, com um tamanho aceitável. Essa geração foi marcada pela chegada de vários itens no celular, como as mensagens de texto, dos toque monofônicos e polifônicos (os inesquecíveis hinos de futebol), a chegada de três tecnologias: o TDMA, CDMA e GSM,

a chegada das cores, das mensagens multimídia e finalmente do mais esperado: da internet. Todas essas funções compõem o celular 2G.
Daí em diante foi uma explosão de novas tecnologias, a 3ª geração entrou de cabeça nisso tudo, os fabricantes vêm introduzindo tecnologia de ponta nos últimos aparelhos, implantou nos celulares câmeras com uma razoável qualidade, mp3, bluetooth, touch screen, memória interna com muito espaço, internet com velocidade, entre outros. Nessa geração teve o grande marco da chegada dos smartphones (a febre de hoje em dia), rede 3G, wi-fi, funções aprimoradas e diversos aplicativos. O smartphone que mais se destacou foi o Iphone que chegou trazendo inovações e dominando uma grande fatia do mercado.
Hoje os dispositivos móveis mais usados são os celulares, smartphones, tablets, Ipads, gps,notebooks, entre outros.

Ao longo da história humana, nenhuma outra invenção se expandiu e alcançou tantos seres humanos em tão pouco tempo como o celular. Não há um público específico interessado por essa tecnologia, todas as pessoas estão envolvidas, o celular não é mais um luxo e sim uma necessidade. Claro que as novas tecnologias, como tablets e smartphone, primeiramente passam pelas mãos de pessoas mais ricas, mas é questão de tempo para se popularizar.

Os dispositivos móveis propõem a comunicação e interação entre os sujeitos, à obtenção de informações em qualquer lugar e a qualquer hora, mas não podemos ignorar o significado simbólico que esses dispositivos propõem ao seu usuário. Para muitas pessoas a posse de dispositivos móveis não são apenas para a usabilidade do produto e sim por status, interação social e autorealização, a prova disso é que muitas vezes o usuário não possui o conhecimento sobre todas as funções que seu dispositivo móvel tem e nem fazem questão de saber.

Com o surgimento das novas tecnologias em dispositivos móveis, o conceito de comunicação mudou, na verdade está em constante mudança, não sabemos ao certo o que esperar para os próximos anos, mas sabemos que muitas inovações chegarão as nossas mãos. Basta esperar.


Fontes:

http://www.gta.ufrj.br/grad/goncalo/historia.htm

http://www.tecmundo.com.br/celular/2140-historia-a-evolucao-do-celular.htm

http://www.cpqd.com.br/highlights/2365-a-revolucao-da-comunicacao-movel.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_telefone_celular

2 comentários

  1. Concordo com seu post.É muito bom saber sobre a historia dos celulares e dispositivos,porque atraves disso podemos verificar a grande importancia desses aparelhos para o mundo conteporâneo,como também podemos verificar que essa tecnologia vai nos deixando cada vez mais dependente.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall