domingo, 11 de março de 2012

Bem vindo à Casa da @MaeJoana

Vem, pode entrar, este lar não tem dono. Ou melhor, todos são donos, mesmo que seja de suas próprias linguas. Ou dedos, no caso.
Será que alguém ainda lembra da vida pré Facebook e Twitter? Falo destes dois com mais ênfase porque, bem, desde que eles passaram a ser utilizados e notados, também têm sido responsáveis por grandes movimentos de opinião pública. Nunca foi tão fácil interagir, se meter na vida alheia, ter o que há muito tempo move a população, move as guerras, move o mundo: a opinião. Talvez porque aqui, na internet, não há chefe, não há lei que não se possa quebrar. Será? Recentemente, o dono do Megaupload, site de distribuição de conteúdo pago e não pago, foi preso por, óbvio, criar o site que promovia a festa dos que não queriam pagar mais caro pelo conteúdo ao mesmo tempo em que promovia o ódio dos donos, cheios de direitos, desses mesmos conteúdos. Foi aí que descobrimos que o buraco é mais embaixo e a democracia por aqui tem um limite, sim. E, se os projetos de lei que proíbem distribuição e adesão a conteúdos na rede mundial forem aprovados e "baixar" música, filme etc. passar a ser crime de pirataria, terão que criar cadeias virtuais também, pra comportar tanta gente.
Mas, deixo isso pra quem sabe discutir sobre lei. Voltando ao lar, focando nas redes sociais brasileiras que, aliás, têm enorme atividade provinda no nosso país, podemos citar tantas polêmicas e assuntos discutidos recentemente... E, já que há quem goste muito e quem odeie muito, falo da bela participação do público discutindo sobre o "estupro não estupro" de Monique por Daniel, participantes do Big Brother Brasil. Mesmo quem não curte foi obrigado a, ao menos, tomar conhecimento sobre a história, já que só se falava nisso. Acabou que o moço foi eliminado do programa muito mais por repúdio público, que tornou o assunto um dos mais comentados do Twitter e isso foi o que chamou a atenção dos produtores do programa, do que pelo próprio ato, sequer considerado crime, de fato. Nesse vai e vem de informações e discussões, fica a dúvida mais democrática de todas: Pessoas têm dado muito mais atenção ao BBB, a Luíza no Canadá (Nem vou explicar a história, acreditando que meus leitores já devem saber de cor, salteado e saco cheio) e matar pessoas (calma, é que essa mania também já está enchendo a paciência de quem acessa muito e todo dia tem que aguentar um #RIPFulano no Twitter) do que com um assunto bem mais sério como este das leis SOPA e PIPA, que podem acabar com a democracia cibernética e com seus comentários de "estou com fome" e dor de cotovelo. A Sociedade está mais burra?

Um comentário

  1. Não creio que a sociedade esteja burra. Ela tem uma avalanche de informações agora. Mas a sociedade, como sempre aconteceu na humanidade, precisa de entretenimento.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall