quarta-feira, 7 de março de 2012

Rede Telemática

             Em meados dos séculos XIX e XX as TV's e rádios vão perdendo espaços, pois há uma transformação da esfera pública, as pessoas querem se sociabilizar, se conectar, querem ficar inclusas nesse mundo digital. Com a chegada da internet na década de 60 com a Arpanet há uma nova criação da esfera pública midiatizada.          
                    A rede telemática é um conjunto de tecnologias que possibilitam a comunicação à distância de um conjunto de serviços.  A transmissão de dados possibilitados por uma rede de telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fribras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softweres e sistemas de redes), estes fazendo com que os usuários se conectem em qualquer espaço de lugar do planeta, permitindo o armazenamento de grandes quantidades de dados e aplicativos (som, imagem, texto, e-mail, navegação web, transferência de arquivos, acesso remoto, protocolos) num tempo mínimo já que a velocidade é um atributo importante pois o que vale é a aceleração do tempo.
               A transmissão em tempo real nos anos 70, uma relação entre arte e telecomunicações, com artistas que desenvolviam seus projetos numa área global, utilizados por satélites, SlowScan (televisão de varredura lenta), redes de computadores pessoais, telefones, fax e outros meios de reprodução de telecomunicação e eletrônica. Eram redes somente estruturadas especialmente para aquele evento, logo após o evento a rede criada tão logo deixa de existir. 
                 Ela nada mais é do que uma infra-estrutura da cidade-ciborgue, pois tem um grande impacto social e cultural, onde são tecnologias (roteadores, wi-fi, hubs, servidores, bluetooth, switch que permitem a inclusão digital)

               Era digital é caracterizada pela tecnologia, pode gerar Exclusão e Inclusão Digital e Social. Exlusão pode ser social que atinge:
  • crianças, jovens e adultos pertencentes as classe socias menos favorecidas 
Pode ser digital, que atinge:
  • crianças, jovens e adultos 
  • desinteresse
  • dificuldade de acesso
  • necessidades especiais (físicas e mentais)
 Inclusão Social e Digital deve atingir:
  • crianças, jovens e adultos pertencentes a todas as classes sociais
  • proporciona informação, emprego, boa qualidade de vida


                                               O mundo é uma aldeia global digitalmente.






Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall