terça-feira, 6 de março de 2012

Ciberespaço: o que é?


Ciberespaço (Cyberspace no original, em inglês) é um termo que foi cunhado na década de 80 por William Gibson, o escritor norte-americano considerado o pai da literatura cyberpunk, no seu livro Burning Chrome e popularizado no seu sucesso comercial: Neuromancer. A concepção atual do termo não é apocalíptica como a de Gibson, mas, de qualquer forma, o autor é consagrado por ter antecipado, ainda em 1982, uma característica tão marcante e tema de tantos debates da sociedade moderna. Em poucas palavras e de maneira demasiadamente objetiva, o Ciberespaço é o ambiente não físico, intangível, formado pelo fluxo de informações criado pela conexão dos meios de telecomunicação, através dos quais o homem pode adentrar e participar de maneira não física.

 
Apesar da curta definição, o conceito de Ciberespaço é muito mais complexo do que parece, pois é necessário levar em consideração questões profundas quando se pensa no homem como habitante desse espaço virtual (trazendo a tona o conceito de Cibercultura).  Portanto, é importante refletir sobre as diversas características sociológicas e filosóficas desse ambiente (a virtualidad;, a ausência de fronteiras; liberdade e controle; a reorganização de poder; a sua organização à semelhança de um espaço físico “real”; a sua qualidade de hipertexto; a relativização das distâncias e do tempo; e tantas outras); como o homem se relaciona com esse lugar não físico, virtual, mas dotado de organização social própria em alguns casos (até mesmo de hierarquia, leis e moeda própria nos casos de jogos online); e, mais importante, quais as consequências sociais, políticas e econômicas desse fenômeno para a sociedade, quanto da interação do homem com o Ciberespaço traz consequências negativas e valida a visão apocalíptica de William Gibson e quanto dessa relação é positiva, segundo Castells (2005): a gênese de um novo mundo.




















Para deixar claro um ponto em que muitos se confundem ao tratar das definições de Ciberespaço, Internet e redes, é conveniente citar um trecho de um artigo de mestrandos em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG: 

Segundo Jungblut (2004), é preciso, em primeiro lugar, distinguir o ciberespaço de redes telemáticas, pois há uma confusão conceitual posta em curso. A telemática traduz a CMC (Comunicação Mediada por Computadores), ou seja, a comunicação à distância via informática. Já o ciberespaço é um ambiente virtual que se utiliza destes aparatos de comunicação para o estabelecimento de relações virtuais. Obviamente que, do ponto de vista técnico, o ciberespaço demanda hardwares em interconexão no formato de rede, além dos programas-softwares, que fazem possível a fluidez informacional, explicita o autor. Apesar da NET ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de gigantesco hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias, como celular, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo. (JUNGBLUT, 2004; GUIMARÃES JR., 1999).


Por mais trivial e cotidiano que nos pareça trocar e-mails, atualizar um blog, twittar, compartilhar informações no facebook, enviar um SMS, realizar chamadas telefônicas, comprar um produto online, aventurar-se em um jogo com um grupo de amigos, ou assistir a um seriado na televisão ou no Youtube, é necessário e fascinante parar para pensar onde e como ocorrem as partes intangíveis dessas interações, além das telas dos computadores, e quão sólidas e perceptíveis são as consequências dessas interações e da comunicação com o nosso mundo físico “de verdade”.


Abaixo, dois vídeos com trechos de um debate intitulado "Educar na Cultura Digital" ocorrido na Bienal de São Paulo, em 2010:


O Ciberespaço como espaço público:
















O que é Cibercultura:

















E para os que se interessarem pela leitura "paradidática", aqui segue o link para o livro Neuromancer, de William Gibson, no Scribd (é possível baixar o livro, mas talvez seja necessário fazer um cadastro no site):



Fontes/textos que valem a pena conferir:


Um comentário

  1. É isso aí. Contato físico cada vez mais se transformando em contato virtual.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall