terça-feira, 6 de março de 2012

Keep Calm And Tumblr On


Tumblr é uma plataforma de microblogue e uma mídia social que permite que os seus usuários dividam TUDO. E quando eu me refiro a tudo, eu quero dizer TUDO mesmo: textos, fotos, citações famosas (quotes), links, músicas e vídeos. Com a dashboard do Tumblr, os usuários podem ver, ouvir, ler e clicar tudo que outros usuários postem em seus tumblrs, e esse sistema de compartilhamento termina por aproximar usuários com interesses similares.


No Tumblr se dividem experiências e gostos, e assim minicomunidades são formadas dentro dessa plataforma, grupos de pessoas que nunca se viram, e que provavelmate nunca irão se ver, que se comunicam atráves do amor por algo em comum. Existem aqueles que usam o Tumblr mais como um diário pessoal, postando fotos do seu dia-a-dia e textos pseudo-existenciais sobre seus problemas adolescentes; outros usam o Tumblr para discutir e compartilhar seu interesse por filmes, séries de tv, músicas e celebridades; há também os tumblrs mais hipsters, que são um conjunto de fotos de paisagens, pessoas e objetos com várias quotes vindas de poemas, livros e músicas; e é lógico que há tumblrs que são uma mistura de tudo isso ou outros que não obedecem a nenhum desses exemplos. O Tumblr é um reflexo do seu dono e dado o infinidade de diferenças entre as pessoas é impossível dividir ou caracterizar todos os tipos de tumblr existentes na web. Abaixo um detalhado mapa (não-)oficial de como se dividem os fandoms. 



Em resumo, o Tumblr é usado, em sua maioria, por adolescentes e estudantes de até 25 anos, que usam muito photoshop, gostam de música indie e não vivem sem internet. Abaixo, vídeo com as regras (não-)oficias do Tumblr. (P.S.: Sim, como deu pra perceber eu tenho um Tumblr, e não vivo sem ele.) Em fevereiro de 2012, o Tumblr já resgistrava 46.2 milhões de blogs e 18 bilhões de posts. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall