quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tribos Digitais


Com a vinda do computador, generalizou-se o pensamento de que as relações passariam para o plano digital e que as pessoas tornariam-se mais antisociais, mas não foi bem assim que aconteceu.

Nos primórdios da internet, com a febre do Mirc, pessoas começaram a se conhecer online em canais de amigos em comum ou grandes canais de cidades e grupos de interesse, marcando o começo da divisão de tribos sociais. O Mirc e outros bate-papos, deram início a uma era de mensagens instantâneas, que sempre deixaram as portas abertas para que as pessoas, além de conversarem online, pudessem marcar encontros para se conhecerem pessoalmente.

Os bate papos eram, como são até hoje, divididos em sala de acordo com cidade, sexo, idade e interesses em comum, o que possibilitou que pessoas que compartilhavam dos mesmos hobbies e gostos pudessem se conectar, mesmo a quilômetros de distância. Isso deu um grande impulso ao tribalismo digital.

Hoje essas tribos estão mais unidas do que nunca, com a ajuda dos blogs e fóruns, que peneiram ainda mais os grupos de acordo com interesses em comum. Exemplos disso são os blogs de moda, os foruns de carro e até de bonsai.

Além disso, os mini-blogs e video blogs, no caso, o famoso twitter e o youtube, não só criam tribos, como cyber-celebridades. Esses novos meios de interação social fizeram com que a distribuição de notícias se tornasse mais rápida e fosse direcionada às pessoas que mais se interessavam. Em muitos casos essa união não termina na internet. Os participantes de blogs, membros de foruns e até twitteriros marcam encontros para conversarem pessoalmente e discutirem novas idéias ou novidades.

Mirc, bate papo, forum, twitter, youtube, blogs... hoje a criatividade não tem limites para unir aspessoas. E aí, qual é a sua tribo?


2 comentários

  1. É interessante usar algum autor para tomar como referência e deixar o texto mais curto.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante sua pesquisa está de parabens!!!

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall