quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Virtual


A palavra Virtual vem do latim medieval Virtuale ou Virtualis, tendo mantido seu radical no latim Virtus que significa virtude, coragem, força.

Dentre seus vários significados, a palavra virtual dá a idéia de algo que não é concreto, que não é físico, apenas conceitual, tudo aquilo que não é palpável, geralmente alguma abstração de algo real ou também a simulação de algo, como por exemplo: Memória virtual, Realidade virtual, Disco virtual. Sua popularização se deu com o desenvolvimento das comunicações, principalmente da Internet.

O filósofo francês Pierre Lévy, autor do livro "O que é o virtual?", se propôs a explorar a cartografia semântica do virtual, desmistificando a falsa oposição entre o real e o virtual. Para ele, virtual deve ser considerado como algo que existe em potência. "Complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução, a atualização." Neste sentido o virtual se oporia ao atual e o real, por sua vez, assemelharia-se ao possível. "O possível é exatamente como o real, só lhe falta a existência", afirma o filósofo.

E para você, o que é o virtual?

2 comentários

  1. Então o virtual e o real se completam?! O virtual não é concreto, mais mesmo assim ele existe, ele é real. Mesmo que não seja algo palpável, nós temos por exemplo amigos virtuais, podemos ver isso em sites de relacionamentos. Então temos um lado virtual nas nossas vidas, que ao mesmo tempo é real.

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo. A Larissa apresenta uma boa definição de virtual.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall