terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E esse olhar Flâneur?


Flâneur. Digamos, olhar flâneur. O que seria esse olhar Flâneur? Confesso que iniciei esse pensamento às cegas. É um termo que poucas pessoas sabem do que se trata, mas que tem uma imensa relação com o olhar jornalístico, um olhar observador.

Traduzindo, essa palavra origina-se da França e tem vários significados básicos, como “carrinho”, “espreguiçadeira”, “vagabundo”, e do verbo flâner, “para passear”.

Olhar Flâneur é como um olhar observador. Esse termo foi criado por Baudelaire. Não exatamente um olhar observador, mas, segundo ele, “uma pessoa que caminha pela cidade a fim de experimentá-la”. Foi baseado nesse significado que se foi criando uma idéia de compreensão de fenômenos urbanos e modernidade. Não pensemos flâneur como cometer o ato físico de andar pelas ruas da cidade observando coisas. Vai além disso. É um “caminho filosófico completo de viver e pensar. No Canadá, esse termo refere-se a vadiagem.


O convite para viajar.

Veja nos canais estes navios que dormem em um estado de espírito errante é para satisfazer os seus desejos que vêm dos confins do pôr-do-sol nos campos do mundo. Canais, a cidade inteira de jacinto e ouro do mundo adormece. Numa luz quente Há ordem e paz, beleza de luxo e prazer.

2 comentários

  1. também desconhecia essa palavra - Flâneur - e com certeza deveria ser quase que um estado de espírito jornalístico.

    ResponderExcluir
  2. O olhar flâneur é um conceito que não conhecia. Um dos mais interessantes abordados na disciplina até então! Infelizmente, acredito eu, é cada vez mais difícil de ser usado, pois vivemos em uma grande cegueira branca.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall