quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Verbete redes sociais



Com a globalização o mundo está conectado à internet 24 horas, seja através de emails, bate-papos ou das redes sociais. Segundo a Wikipédia, uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

Esse conceito fica visivel em sites como mensageiros instantâneos (msn, gtalk, skype), twitter, orkut e o facebook então, chega a ser viciante. Dentro dessas redes uma pessoa pode conversar com várias outras das mais diferentes regiões. E se você não sabe outras línguas, não se preocupe! Programas de tradução podem ser incorporados a esses sites como uma forma de facilitar a comunicação. E mais, o computador não é mais necessário. Eu que o diga, poucos são os meu amigos que não andam com seu smartphone conectado a essas redes o tempo inteiro.

Não tem como resistir. As redes sociais ainda disponibilzam pra você saber mais sobre a vida do amigo e claro, do inimigo. Além de posts do que você está fazendo naquele momento, você ainda pode publicar fotos e vídeos. O twitter e msn disponibilizam o recurso do "ao vivo". Pensa só, enquanto eu estou aqui escrevendo, você pode tá vendo as minhas caras e caretas e se divertindo. Mas claro, só com a minha permissão.

Agora resta pensar se todos esses recursos que as redes sociais compartilham com você são bons ou ruins, mas ai tudo depende da sua conexão com o mundo real.

Outro motivo que leva desde as crianças aos mais idosos a aderirem as redes sociais são os jogos, onde você pode estar construindo da sua maneira uma nova sociedade, seja através de uma cidade, fazenda, loja de roupas...

O facebook, por exemplo, disponibiliza vários joguinhos e os jogadores podem viver momentos como o sonhado casamento, os filhos e etc. Porém, para alcançar suas metas você precisa convidar outros amigos, e esses devem aceitar a sua solicitação, e começarem a participar do jogo, formando uma teia de pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Até que ponto esses jogos influenciam na vida desses internautas é o que devemos nos perguntar. Enquanto isso, eu fico aqui, conectada a outra rede social chamada blog, tentando passar um pouco do que eu acredito que seja o conceito de rede social.


Um comentário

  1. Querida Gioh,

    Há quem se perca nesse mundo de contatos (sem contato) e informação. Vivem a fazer "check in" em todos os lugares que vão e parece que a vida não anda sem que o virtual esteja atualizado. É quase patológica a vontade de que todos saibam o que estão a fazer. Essa é a crítica que eu faço à essas pessoas que usam as redes sociais como uma extensão (ou até no lugar) da vida real.

    A internet deveria vir com um aviso: "Cuidado, este meio de comunicação pode causar dependência."

    Abs,
    Maria Falcão

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall