segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que é virtual?



Hoje em dia, muito se ouve falar sobre "virtual". Afinal, o que é isso?



A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivada de virtus, que significa força, potência.


Entre as várias concepções empregadas a este termo, pode-se dizer que virtual é algo que ainda não foi realizado, que é apenas potencial, mas não deixa de ser real. O virtual não é físico, não é concreto, nem palpável, é apenas conceitual.



O termo virtual geralmente é empregado para fazer referência a simulações, como por exemplo: Realidade virtual, Memória virtual, Disco virtual, etc.




Um dos principais autores a tratar sobre esse tema é o francês Pierre Lévy, que escreveu o livro "O que é virtual?". Segundo ele, é enganosa a oposição entre real e virtual, muito comumente empregada, já que o virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual. Se opõe ao atual porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é.



Para Lévy, a virtualização não é nem boa, nem má, nem neutra.



"Antes de temê-la, condená-la ou lançar-se às cegas a ela, proponho que se faça o esforço de apreender, de pensar, de compreender em toda a sua amplitude a virtualização. (LÉVY, 1996, p. 2)

5 comentários

  1. "Antes de temê-la, condená-la ou lançar-se às cegas a ela, proponho que se faça o esforço de apreender, de pensar, de compreender em toda a sua amplitude a virtualização". (LÉVY, 1996, p. 2)

    Acredito que nossa tarefa de compreender a complexidade do virtual será árdua. Imagina só compreendermos a amplitude do mundo virtual e todas as vertentes que ele alcança?!

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, o que mim vem logo a cabeça.
    É tudo aquilo no qual podemos fazer através da internet.

    ResponderExcluir
  3. "Se opõe ao atual porque o virtual carrega uma potência de ser, enquanto o atual já é." Definição perfeita do virtual, nunca tinha visto por esse lado. Não podemos julgar uma imagem de computador ser virtual, pois ela ainda não é. Apenas tende a existir, é isso?

    ResponderExcluir
  4. Já para mim, o virtual é um complemento do que é o real.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall