quarta-feira, 3 de agosto de 2011

''Não Lugar'' como conceituar isso?


Em uma rápida olhada que fiz pela internet e pela postagem de uma colega neste mesmo blog, notei que ''não lugar'' se refere a um ambiente com características públicas.
São locais muito movimentados, porém impessoais que refletem o ''Zeitgeist'' de uma sociedade.

Não sei o quanto eles são desprovidos de características, afinal como disse anteriormente, eles refletem o estado cultural ou espírito da época daquela sociedade.
Mas, se levarmos em consideração o indivíduo, a singularidade de cada ser, o não lugar talvez seja realmente impessoal.

Como o objetivo é conceituar ''não lugar'';

''
Augé (2005) define-os como sendo espaços de anonimato no quotidiano, espaços descaracterizados e impessoais, espaços a que não lhes são atribuídas quaisquer tipo de características pessoais.(...) “Os não-lugares são a medida da época; a medida quantificável e que se pode tomar adicionando, ao preço de algumas conversões entre superfície, volume e distância, as vias aéreas, ferroviárias, das auto-estradas e os habitáculos móveis ditos ‘meios de transporte’ (aviões, comboios, autocarros), os aeroportos, as gares e as estações aeroespaciais, as grandes cadeias de hotéis, os parques de recreio, as grandes superfícies da distribuição”, (...) “a distinção entre lugares e não-lugares passa pela oposição do lugar ao espaço”. (...) “O não-lugar é o contrário da utopia: existe e não alberga sociedade orgânica alguma. E que de dia para dia, acolhe cada vez mais pessoas” (...), sobretudo no grandes centros urbanos actuais, como é aqui o caso, a cidade do Porto.''

O Não lugar é uma realidade tão comum neste século, que é dificil não encontrar alguem que não conheça lugares com tais caracteristicas anteriormente citadas. E a tecnologia e o modo de produção capitalista (individualista) da civilização, potencializa o surgimento desses locais.

3 comentários

  1. O não-lugar seria um espaço apenas de passagem. Provavelmente devido a "correria" da modernidade, as pessoas não dão importância a determinados lugares que fazem parte do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um local de passagem, o Não-Lugar também pode ter sua contribuição na história do indivíduo. Por exemplo: um terminal de ônibus pode ser apenas um lugar de passagem mas deixa de ser se por acaso encontramos alguém que conhecemos e paramos para conversar...

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall