terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Era em que até a educação pode ser VIRTUAL.



Em um mundo globalizado, onde as tecnologias estão á disposição de todos, o processo educativo não ficaria para atrás, utilizando-se das mais variadas mídias para desempenhar seu papel na transição da educação massiva para o processo da interação com esses valiosos recursos, o meio virtual. E entre esses recursos, uma atividade que está cada vez mais em evidência é a educação a distância. Nesse contexto, estão inseridos inúmeras variações, como por exemplo; cursos profissionalizantes, disciplinas de complementação de curso, cursos de linguas estrangeiras, cursos de pós-graduação, doutorado, faculdades, entre outras... Todas pelo método EAD e com certificado reconhecido.

O meio virtual veio para suprir o que a TV não pode oferecer ao JOVEM: liberdade, acessibilidade e interatividade. A interatividade permite ao internauta o contato virtual com outras pessoas, e uma nova experiência, a relação virtual.
A Internet não oferece uma programação enlatada, como a TV, mas dá liberdade ao usuário, para fazer o seu programa: bate-papo, notícias, evangelismo, escrever e-mails, pesquisa, visitar sites estrangeiros e Home Pages pessoais, fazer trabalhos escolares, entre outras infinidade de coisas.

A nova onda educacional passa pela reformulação total da sua base pedagógica, metodológica, tecnológica, científica e institucional. A adequada pedagogia é a motivacional. A metodologia mais apropriada é a do learning doing (aprender fazendo). A mais recente aliada dessa revolução educacional ostenta natureza tecnológica: consiste na difusão do ensino telepresencial (via satélite) ou virtual (via internet) ou mesmo na combinação entre eles.

Aulas ministradas via satélite com o auxílio de todos os recursos áudio-visuais, mais o complemento da internet, que configura um veículo versátil e inovador no processo educacional. Essa simbiose parece predestinada a frutificar. A internet pode, por si só, ser o veículo de uma revolução educacional. Sua aliança com a televisão (via satélite), entretanto, pode dar melhor rendimento.

Até as mais tradicionais escolas e faculdades estão aderindo ao meio virtual, complementando suas aulas, acrescentando o conteudo, com alguns trabalhos realizados virtualmente, como o dessa disciplina. Mostrando, cada vez mais, a importância da era virtual para agregar ao conhecimento academico.

2 comentários

  1. Nunca fiz nenhuma disciplina à distância e tenho dúvidas se esse tipo de ensino é tão eficaz quanto uma aula presencial. Todavia, já ouvi relatos de pessoas que fizeram cursos preparatórios via satélite e amaram, pois afirmam que a atenção é a mesma e nenhuma dúvida deixa de ser sanada justamente pela integração entre alunos e professores nas redes sociais. É fato que a e rede tem muito a contribuir no cotidiano de todos.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei trechos grandes de seu texto no site http://www.g-10.net/17_10.htm

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall