terça-feira, 30 de agosto de 2011

Paisagem urbana

Fortaleza

Independente de qual lugar do globo nós estivermos, ao nosso redor podemos facilmente nos deparar com a paisagem urbana : ela é a junção da natureza, das ruas, dos edifícios, construções, da fauna, dos automotores... O conjunto dos elementos que compõem o ambiente e a forma como eles são organizados visualmente é tido como paisagem urbana.

A principal definição da expressão "paisagem urbana" é do Arquiteto e urbanista Thomas Gordon Cullen, segundo ele "paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano." Esse conceito de 1960 ainda tem influência sobre arquitetos e urbanistas pois possibilitam a análise da dinâmica das paisagens a partir de um ponto de vista estético ( quando os elementos e jogos urbanos provocam impactos de ordem emocional) e possibilita a compreensão do espaço de uma forma simples.

Para entendermos melhor o conceito, deixo vocês com um vídeo que mostra várias imagens da paisagem urbana


Outro vídeo interessante é sobre as transformações que a paisagem urbana sofre em uma cidade - no caso do vídeo, Goiânia.

2 comentários

  1. Achei que todos os nossos posts sobre esse tema acabaram se completando, gostei muito dos vídeos e realmente é muito interessante como você passa a ver as coisas ao seu redor de maneira diferente, não só depois de estudar o verbete, mas com o conteúdo dessa cadeira...acabamos reparando em coisas que antes passariam desapercebidas.

    Por Júlio César Alves Lopes

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall