quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vivemos em um mundo virtual?

Redes socias, telefonia móvel, acesso instantâneo ao mundo web a qualquer hora e em qualquer lugar. Essas são as facilidade principais da era do mundo globalizado em que vivemos.

Quando inserido dentro de um contexo "virtual", o usuário da grande rede tem demostrado cada vez mais difciculdades em diferenciar o mundo "real", ao qual ele pertence, do "virtual", cada vez mais constante no seu dia-a-dia.

Em uma sociedade onde todos estão interligados todo o tempo, alguns questionamentos devem ser feitos. Será que vivemos em um mundo virtual? Será que nossas amizades e contatos vão além do universo virtual?

Um dos principais estudiosos do tema, Pierre Lévy, destaca que o virtual não se opõe ao real. A complementação defendida por Pierra Lévy encontra resistência em ideias de outros autores.

O debate sobre o "virtual" segue e qualquer conclusão sobre o tema deve estar fora de cogitação, pois a cada dia novas definições e experiências práticas surgem sobre o assunto.

[ Continua ]

6 comentários

  1. Vivemos mais tempo conectados ao universo virtual, de certa forma isso facilita muitas coias no dia a dia...mas nada substitui a interação física e complementação de idéias boca a boca.

    ResponderExcluir
  2. Desconheço a vida conectada ao mundo virtual mais do que ao Real. Não faço do virtual o meu mundo, e acho triste tanta consideração ao mundo virtual, que muito nos facilita a vida, mas não substitui absolutamente o mundo dos sentido.

    ResponderExcluir
  3. Não acho que vivemos em um mundo virtual. Nossas necessidades estão tornando-se virtuais, estar conectados sempre a internet, fazer compras on-line, bate-papo em chats, mas isso não significa que essas são as únicas opções de relacionamento, de satisfação, etc.

    ResponderExcluir
  4. Como a Érika disse, também acho que não vivemos em mundo virtual, pelo menos ainda não, apesar de cada vez mais estarmos ligados a ele. O mundo virtual com certeza facilita muito nossa vida, mas não a substitui.

    ResponderExcluir
  5. Também não acho que vivemos em mundo virtual, mas não vamos generalizar. Como dizia um estudioso (não lembro o nome): toda generalização é burra. Nós podemos achar que não vivemos no mundo virtual, mas estamos mais conectados à ele do que imaginamos. Também lembro de alguns casos transmitidos em tv, nos quais alguns indivíduos tiveram sérios problemas por acreditarem que sua vida era a virtual. É comum ouvirmos falar que alguém não sai de casa porque vive na internet. Algumas pessoas não vivem mais até mesmo por vergonha de se mostrar para o mundo real e preferem ficar no ideal virtual. Também concordo que os relacionamentos reais são melhores.

    ResponderExcluir
  6. Podemos não viver em um mundo totalmente virtual, mas considero que estamos inseridos nesse "mundo" quando participamos ativamente de redes sociais, páginas pessoais, jogos online e até mesmo fazer cursos a distância, entre outros milhares de exemplos...

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall