segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Paisagem Urbana

A Paisagem urbana também engloba o espaço verde encontrado na cidade.



Podemos definir Paisagem Urbana como os espaços urbanos visíveis por qualquer observador situado em uso de áreas comuns do povo,

aéreos e/ou terrenos, que constituem o ambiente urbano de forma coerente e organizada. Esse conceito foi formulado primeiramente por Gordon Cullen em The Architectural Review, e vem influenciando muitos arquitetos, projetistas e outros profissionais envolvidos no aspecto que as cidades devem apresentar.


Espaço esse que pode ser entendido pelos edifícios, ruas, veículos, sinalizações de trânsito, lojas e também a vegetação encontrada pela cidade, área verde que é cada vez mais comum no espaço urbano.


Cullen dá alguns exemplos desse conceito, uma rua ou avenida em linha reta, cuja perspectiva visual seja assimilada rapidamente, torna-se monótona ou então grandiosa. O autor também cita a experiência de uma tela de Corot na qual uma paisagem monocromática em verde possui uma minúscula figura vermelha, que, segundo ele, “é talvez a coisa mais vermelha que eu já vi”.


Para quem quiser se aprofundar no assunto, segue abaixo um link para o livro do Gordon Cullen , "Paisagem Urbana":





Postado por Júlio César Alves Lopes



4 comentários

  1. Muito legal a indicação do livro. isto é bom para muitos que tem divida sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. O legal é que depois de estudar o conceito de paisagem urbana do Cullen eu fico tentando analisar a cidade ao meu redor e ficar refletindo sobre as mudanças que aconteceram para que chegasse a forma que nós conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
  3. exato Thamy, achei a mesma coisa...não só com o conceito de paisagem urbana, mas todo o resto tbm =p

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall