quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Toda ilusão é real

Vos explico o paradoxo: segundo o Wikipedia, realidade é "tudo o que existe". E continua "o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise."

Até onde sei, a ilusão é não perceptível, acessível, entendido pela ciência ou filosofia. Portanto, real. O realismo, movimento artístico que surgiu no século 19, na Europa, em contraponto ao Romantismo corresponde a uma mudança do ideal para o real e objetivo, embora muitas obras literárias realistas que eu conheço possuem personagens confusos e cegos de realidade.

Vejamos o que Machado de Assis criou na obra Dom Casmurro: o romance que traz como protagonista Bentinho que nutre uma desconfiança pela personagem Capitu (o amor de sua vida que, segundo seu pensamento, se envolve com seu melhor amigo). Olha, se a Academia considerou o livro como realismo psicológico, quem sou eu pra dizer que Bentinho não passa de um doente mental? Meus caros, a ilusão é sim bem real.

"O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas. " Epicteto


3 comentários

  1. A realidade exacerbada cega e confunde...o tal realismo psicológico transpõe a outra realidade, deixando toda ilusão bem real de certo ponto de vista!

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall