quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mídia Locativa



A Mídia Locativa é uma forma de transmissão de informação diretamente relacionada a determinado local realizada através do uso de tecnologias. As próprias empresas hoje em dia fazem o uso da Mídia Locativa como publicidade, estratégia de marketing, fazendo o uso do espaço urbano como complemento da informação a ser transmitida.

Um exemplo são as propagandas em escadas rolantes como essa:

A imagem de uma mulher deitada como se estivesse em um SPA está diretamente relacionada ao local onde foi colocada para transmitir uma informação de relaxamento, é como se as pessoas que pisam na imagem representassem os massagistas.

Se pararmos para pensar, se essa mesma imagem tivesse sido colocada em outro local ninguém garante que as pessoas passariam por cima dela, e talvez a mensagem não fosse transmitida da forma como deveria. O local escolhido é um local estratégico, dentro de um espaço que podemos até mesmo chamar de “não-lugar” que é o caso do shopping, das escadas rolantes por onde milhares de pessoas passam todos os dias. Impossível alguém sair da escada rolante sem pisar nessa imagem. Este é apenas um de muitos exemplos de Mídia Locativa espalhada pelos espaços urbanos.







3 comentários

  1. Ah! Além dessas, para quem gosta desse tipo de publicidade, coloquei outros exemplos em um postagem de maio no meu blog: Palavras ou Máscaras - http://palavrasoumascaras.blogspot.com/2011/05/nao-falta-espaco-para-divulgar.html

    Escrevi também sobre publicidades em ônibus, paradas de ônibus e uma em especial sobre Os Simpsons. Dá uma olhada!

    http://palavrasoumascaras.blogspot.com/2011/05/divertir-se-enquanto-espera-o-onibus.html

    http://palavrasoumascaras.blogspot.com/2011/05/nao-tem-quem-nao-goste.html

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall