sexta-feira, 12 de agosto de 2011





Sociedade da informação
Na década passada, “sociedade da informação” foi, sem dúvida, a expressão que se consagrou como o termo hegemônico, não porque expresse necessariamente uma clareza teórica, mas graças ao batismo que recebeu nas políticas oficiais dos países mais desenvolvidos e a glorificação que significou ter uma Cúpula Mundial dedicada à sua honra.
s tecnologias da informação, nomeadamente a Internet e a telefonia móvel, permitiram o desenvolvimento da sociedade da informação. Este sector representa cerca de 4% do emprego na União Europeia (UE). A UE propõe-se promover o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias da informação e das comunicações (TIC), em conformidade com os artigos 179.º a 190.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE). A UE realizou a liberalização do mercado europeu das telecomunicações em 1998. Desde então, este quadro foi revisto duas vezes em 2003 e 2009.
O último “pacote Telecom” de 2009 visa garantir uma concorrência mais equitativa entre os operadores de telecomunicações.

3 comentários

  1. Você disse que a internet e a telefonia móvel permitiram o desenvolvimento da sociedade da informação, mas acreditam que as duas juntas foram mais além. Pois, os telefones com acesso a internet permitiram que a informação estivesse disponível na palma de sua mão. Agora, não é mais necessário um peso de 10kg de um notebook nas suas costas se você tem um iphone. Mais do que isso também são as informações exclusivas para quem tem esse tipo de aparelho. É como se selecionassem quem vai poder ter mais acesso, por meio dos QR codes - uma variante “quadrada” dos tradicionais códigos de barras, você não concorda?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário de cima da Camila.

    Com as novidades do mercado estamos cada vez mais ligados as informações, pois hoje é muito fácil acessar a internet de um celular, tablet... E podemos selecionar qual assunto queremos nos aprofundar para saber mais e mais.

    Eu não tenho costume de sentar e ler um jornal, mas quando entro na internet vou logo procurar noticias sobre o mundo de um modo geral, da fofoca dos artistas até o mercado financeiro, preço do dólar, diversas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Cada cidadão tem as suas devidas preferências,com o atual advento da tecnologia ainda sou adepto a leitura de jornal e livros, embora exista à facilidade em acessibilidade, acho entediante ter que ler textos via net.Folhear e apalpar para tornar prazerosa à leitura. Mas por outro lado, a tecnologia vem contribuindo com a sociedade, principalmente aos cidadão que sabem realmente tirar o máximo proveito na formação educacional e profissional e em seu cotidiano.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall