As novas tecnologias de comunicação e informação têm transformado vários segmentos da sociedade contemporânea fazendo com que diversos analistas tenham sugerido classificar a época como sociedade pós-industrial, sociedade da informação, cibercultura, sociedade em rede, etc.
A cidade-ciborgue é a cidade da cibercultura, classificado como um híbrido, por ser composto de redes sociais, infraestruturas físicas, redes imaginárias, que estão atreladas ás novas tecnologias, próximo da metáfora do ciborgue, por isso o nome cidade-ciborgue.
"Na cidade-ciborgue o espaço cibernético e o tempo real juntam-se ao espaço físico e ao tempo cronológico. Não se trata de uma substituição das cidades de aço e concreto mas de uma reconfiguração profunda. Assim, na cidade-ciborgue passam a videnciar-se interações complementares entre a cidade física e a eletrônica e não a sua desmaterialização ou substituição total.” André Lemos- Artigo.
O jogo Second Life utiliza-se de mistura entre o real e o virtual, por isso é considerado parte da cidade ciborgue. Ao chegar, por exemplo, em uma loja da adidas e comprar um par de tênis para o seu avatar (seu personagem no jogo), este mesmo tênis pode chegar a sua casa. Ele é real. Portanto, mistura-se o real e o vritual, diminuindo as distâncias não só das pessoas ao redor do mundo, mas dos "mundos" em si.