segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cidade Ciborgue

As novas tecnologias de comunicação e informação têm transformado vários segmentos da sociedade contemporânea fazendo com que diversos analistas tenham sugerido classificar a época como sociedade pós-industrial, sociedade da informação, cibercultura, sociedade em rede, etc.
A cidade-ciborgue é a cidade da cibercultura, classificado como um híbrido, por ser composto de redes sociais, infraestruturas físicas, redes imaginárias, que estão atreladas ás novas tecnologias, próximo da metáfora do ciborgue, por isso o nome cidade-ciborgue.
"Na cidade-ciborgue o espaço cibernético e o tempo real juntam-se ao espaço físico e ao tempo cronológico. Não se trata de uma substituição das cidades de aço e concreto mas de uma reconfiguração profunda. Assim, na cidade-ciborgue passam a videnciar-se interações complementares entre a cidade física e a eletrônica e não a sua desmaterialização ou substituição total.” André Lemos- Artigo.
O jogo Second Life utiliza-se de mistura entre o real e o virtual, por isso é considerado parte da cidade ciborgue. Ao chegar, por exemplo, em uma loja da adidas e comprar um par de tênis para o seu avatar (seu personagem no jogo), este mesmo tênis pode chegar a sua casa. Ele é real. Portanto, mistura-se o real e o vritual, diminuindo as distâncias não só das pessoas ao redor do mundo, mas dos "mundos" em si.

5 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que acho um pouco surreal isso de cidade-cyborg, é algo que não me atrai muito, mas não dá para negar a influência que tem nas pessoas. Esse jogo que você citou é super popular assim como o the sims, mas creio que as pessoas acabam perdendo o tempo de convivência umas com as outras nessa "vida virtual".

    ResponderExcluir
  3. É bastante complicado o verdadeiro significado ne?! tenho um pouco de dúvida do que seria cidade cyborgue, mas a imagem ficou bacana de ser explicada assim como o jogo The sims, então a pode fazer uma relação com vários jogos de video-game onde as pessoas vivem aquilo como algo real ne?! pode ser essa relação?!

    ResponderExcluir
  4. O exemplo que você deu (Sobre o second life) é muito bom, apesar de ser meio distante pra muitas pessoas. Um mais próximo seria, vc entrar em um site(espaço virtual - ciberespaço), comprar uma comida em delivery, pagar com cartão débito (dinheiro virtual) e ele chegar fisicamente pra você, após ter viajado pelas estruturas fisicas da cidade até chegar a sua casa.

    ResponderExcluir
  5. Isto mesmo, Fernando. Estes exemplos seriam mais próximos, apesar de não estar errado citar o Second Life. Também faltou a participação da autora nos comentários.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall