Atualmente mais e mais pessoas interagem através da internet, seja usando o Twitter, o Facebook, o MSN, ou algum outro programa similar. Esse tipo de interação é o que chamamos de “nova sociabilidade”. Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, sociabilidade é: “Prazer de levar vida em comum, inclinação a viver em companhia de outros; socialidade”. A sociabilidade é a interação entre as pessoas no espaço físico e a nova sociabilidade é essa interação acontecendo no ciberespaço (espaço das comunicações por redes de computação).
Nesse ciberespaço as pessoas criam novas identidades, tornando-se anônimos ao interagir com outras pessoas, também anônimas, através das máquinas. O indivíduo experimenta essa sociabilidade solitariamente, pois não entra em contato com o outro no tempo-espaço real, mesmo assim, esses indivíduos, isolados em suas casas, podem participar de diversos grupos chamados de “tribos cibernéticas”, onde várias culturas são geradas podendo interferir no mundo real.
Fala-se muito que essa nova forma de se sociabilizar pode por fim a interação entre as pessoas no mundo real. Será que isso pode realmente chegar a acontecer? O que se sabe é que, para interagir com uma única pessoa nos meios virtuais, é necessário estar bastante atento ao que o outro lhe dirige, pois sem essa atenção as informações podem ser mal interpretadas e causar algum desconforto para uma das partes. Precisamos ser cuidados ao interagir no mundo virtual.
Leia mais em: http://66.228.120.252/artigos/1592646