segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O que é "nova sociabilidade"?

Atualmente mais e mais pessoas interagem através da internet, seja usando o Twitter, o Facebook, o MSN, ou algum outro programa similar. Esse tipo de interação é o que chamamos de “nova sociabilidade”. Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, sociabilidade é: “Prazer de levar vida em comum, inclinação a viver em companhia de outros; socialidade”.  A sociabilidade é a interação entre as pessoas no espaço físico e a nova sociabilidade é essa interação acontecendo no ciberespaço (espaço das comunicações por redes de computação).

Nesse ciberespaço as pessoas criam novas identidades, tornando-se anônimos ao interagir com outras pessoas, também anônimas, através das máquinas. O indivíduo experimenta essa sociabilidade solitariamente, pois não entra em contato com o outro no tempo-espaço real, mesmo assim, esses indivíduos, isolados em suas casas, podem participar de diversos grupos chamados de “tribos cibernéticas”, onde várias culturas são geradas podendo interferir no mundo real.
Fala-se muito que essa nova forma de se sociabilizar pode por fim a interação entre as pessoas no mundo real. Será que isso pode realmente chegar a acontecer? O que se sabe é que, para interagir com uma única pessoa nos meios virtuais, é necessário estar bastante atento ao que o outro lhe dirige, pois sem essa atenção as informações podem ser mal interpretadas e causar algum desconforto para uma das partes. Precisamos ser cuidados ao interagir no mundo virtual.

4 comentários

  1. Eu particularmente sou viciada nesse novo tipo de sociabilidade, tenho quase todas as redes socias possíveis, confeso u.u. Mas eu acho que algumas delas só em fizeram conhecer e gostar mais de algumas pessoas que eu conheço pessoalmente e continuo encontrando.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia ta cada vez mais comum o contato via internet. Isso fez com que as pessoas tivessem contato com pessoas de todos os lugares. Acho muito bacana isso.

    ResponderExcluir
  3. Tem de se ter cuidado com todos os exageros. Tenho certeza que nunca haverá a extinção completa das interacções, pois isso é praticamente impossivel. Porém, tem de ser visto de perto esse novo processo pois, apesar de ser apenas uma minoria, é preocupante.

    ResponderExcluir

© SITe
Maira Gall